Saúde

CCZ vai liberar mais 200 vagas para castrações de animais em abril



CCZ vai liberar mais 200 vagas  para castrações de animais em abril
A cada agendamento, a procura por senha atrai grande número de pessoas

O CCZ - Centro de Controle de Zoonose – de Fernandópolis, órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde, marcou para 8 de abril, uma segunda-feira, o agendamento para castração gratuita de animais. Serão disponibilizadas 200 vagas entre cães e gatos, para agendamento imediato.

A última abertura de vagas para castração ocorreu em janeiro, também 200 vagas. Para garantir uma das vagas é preciso retirar uma senha presencialmente no Centro de Zoonoses, no dia 8 de abril, às 7 horas. O tutor do animal deve apresentar um documento pessoal, telefone e comprovante de residência, tendo direito a duas vagas. A procura, a cada agendamento, mostra que há uma demanda grande a ser atendida, o que levou o CCZ a firmar parcerias para ampliar a oferta de castrações. Para garantir vaga, as pessoas costumam chegar de madrugada formando grande fila de espera.

Após o agendamento, o animal deverá ser levado ao CCZ na data e horário estabelecidos. O não comparecimento no dia marcado invalidará o agendamento.  

Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente. Mas além de evitar ninhadas indesejadas, também se torna uma questão de saúde. Atualmente a cidade enfrenta casos de leishmaniose que atingem os cães e de esporotricose nos gatos, ambas com transmissão para humanos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3462-3341.