Educação

Cenário aponta para retorno das aulas presenciais em agosto



Cenário aponta para retorno das aulas presenciais em agosto

“Estamos trabalhando com a possibilidade do retorno da maioria dos nossos alunos no início do semestre às salas de aulas”, disse na entrevista à Rádio Difusora e jornal CIDADÃO, o dirigente Regional de Ensino Cândido José dos Santos.
O avanço da vacinação e a desaceleração da pandemia, com redução do contágio formam o cenário previsto para o final de julho, abrindo a perspectiva de retorno das aulas presenciais.
O governo do Estado já autorizou o retorno em agosto e, inclusive, reduziu o espaço entre os alunos, antes de 1,5 metro e agora de 1 metro. Em Fernandópolis, decreto do prefeito André Pessuto proíbe aulas presenciais, mas o assunto já vem sendo discutido no âmbito das secretarias de Saúde e Educação.
“As escolas estaduais estão elaborando seus planos para que nós possamos atender os alunos no retorno das aulas em 2 de agosto. Acredito, teremos uma situação de maior controle da pandemia no início do mês de agosto possibilitando o retorno gradual”, avaliou o dirigente.

REDE MUNICIPAL
“Estamos trabalhando para essa retomada gradativa das atividades escolares presenciais, inclusive analisando o avanço da vacinação em 1ª e 2ª doses no município. Todas as medidas são tratadas e discutidas em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. Possuímos o plano de retomada e isso já vem sendo debatido entre os gestores escolares”, disse o secretário Municipal de Educação Carlos Cabral.
Diretores das 29 escolas da rede municipal estão se reunindo e discutindo os planos de retomadas das aulas para o segundo semestre desse ano. A volta dos seis mil alunos da rede municipal será de forma facultativa e no sistema de rodízio. A previsão é de que a retomada ocorra na segunda semana de agosto.
O secretário também anunciou que a merenda escolar também será retomada no município. “Os alunos que estarão de forma presencial na aula, bem como aqueles que não estarão presentes naquele determinado dia, poderão se alimentar na escola ou buscar a sua refeição diária na unidade. Estaremos de braços abertos e com todos os cuidados necessários recebendo essas crianças”, concluiu Cabral.