Geral

Censo começa com atraso de oito dias



Censo começa com atraso de oito dias
Inicialmente previsto para começar no dia 16 de abril, o Censo 2007, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – só teve início efetivo em Fernandópolis e região na última terça-feira, 24.

O problema, que ocorreu em maior ou menor escala em várias regiões do país, foi o mau funcionamento dos PDA, computadores de mão que os recenseadores estão usando pela primeira vez no trabalho de pesquisa.

Esse aparelho, que envia os dados colhidos diretamente para a central do Rio de Janeiro, tem apresentado falhas na transmissão, o que já obrigou os trabalhadores a refazerem inúmeras entrevistas, pois os dados foram perdidos.

Segundo o coordenador de sub-área de Fernandópolis, Rômulo Gasparini da Cunha, entre os dias 16 e 20 nada foi possível realizar de concreto. No final de semana, o problema foi equacionado e desde terça-feira o trabalho tem sido realizado normalmente.

O Censo 2007 realiza a Contagem da População (urbana e rural) e o Censo Agropecuário, cujo objetivo é a obtenção de dados estatísticos sobre produção, número de cabeças de animais domésticos, tipo de produto agrícola cultivado e outras informações que serão úteis ao planejamento governamental em diversos setores da administração.