Saúde

Central de Saúde terá horário estendido hoje,16, para a 2ª dose da vacina em adolescentes



Central de Saúde terá horário estendido hoje,16, para a 2ª dose da vacina em adolescentes

Nos primeiros 11 dias de novembro, Fernandópolis registrou 20 novos casos de covid-19, com média diária de 1,8 casos. No período foi registrado um óbito, de uma mulher de 61 anos que estava internada na Santa Casa. 
O avanço da vacinação reforça tendência registrada desde de outubro de que a pandemia está sob controle com vacinação. Até esta sexta-feira, Fernandópolis já tinha 77% dos moradores acima de 12 anos, com a imunização completada e quase 8 mil pessoas acima de 60 anos, com a terceira dose. 
Mas, é preciso avançar na imunização, especialmente de adolescentes a partir de 12 anos. Muitos que tomaram a primeira dose ainda não apareceram para a segunda dose, o que levou a Secretaria de Saúde a intensificar ações na vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não tomaram a segunda dose. 
Para atender esse público, a Central da Saúde estará hoje, dia 16, no horário das 08h às 19h.  Para receber a segunda dose da Pfizer, única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até o momento, para essa faixa etária é preciso ter tomado a primeira há oito semanas ou mais.
 “Vamos ampliar mais uma vez o horário de atendimento para possibilitar que todos os adolescentes aptos sejam imunizados, independente do horário que estudam ou trabalhem”, explica Kelgissane Bruzzao Franco da Silva, enfermeira responsável pelo Programa de Imunização do município. 
A eficácia da vacina só é constatada se o esquema vacinal estiver completo, portanto, é de grande importância que todos voltem para tomar a segunda dose e algumas pessoas estão deixando de retornar para completar o esquema vacinal.