Saúde

Central de Transplantes de SP autoriza retomada de cirurgias eletivas de córnea



Central de Transplantes de SP autoriza retomada de cirurgias eletivas de córnea

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo autorizou em outubro a retomada dos transplantes eletivos de córneas nos serviços de saúde. O serviço estava interrompido desde o início da pandemia, mas com a melhoria do cenário epidemiológico em relação ao novo coronavírus, tanto a captação quanto o procedimento cirúrgico podem voltar a ocorrer seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção da Covid-19.

Atualmente, 3.583 pessoas estão à espera de córneas no estado e a doação é fundamental para melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Para proteger profissionais de saúde e pacientes receptores, novas medidas foram adotadas. Os serviços de saúde devem realizar a triagem clínica dos potenciais doadores, realizando testes para Covid-19 antes de qualquer definição terapêutica.

Conforme diretriz do SUS - Sistema Único de Saúde - pessoas com diagnóstico positivo para coronavírus que possuem menos de 28 dias da regressão completa dos sintomas não podem ser doadoras de órgãos e tecidos. Outra norma definida estabelece que pacientes podem optar por não realizar o transplante enquanto durar a pandemia, sem prejuízo em sua posição no cadastro de transplantes.

Podem doar córnea pessoas que morreram de parada cardíaca inferior a seis horas ou morte encefálica, com idade igual ou acima de 2 anos e abaixo de 80 anos. Quem tem miopia, astigmatismo, hipermetropia, catarata, glaucoma, conjuntivite já tratada e curada pode também ser doador desse tecido.

Após o transplante desse tecido, é fundamental ficar em repouso, manter o curativo até o médico retirá-lo, não esfregar o olho, usar os colírios de pós-operatório de acordo com a prescrição médica, utilizar óculos de sol quando exposto à luz solar e dormir do lado contrário ao olho operado.

A córnea não pode ser doada por pessoas com linfoma ativo, leucemia, hepatites B e/ou C, HIV, infecção generalizada, raiva ou morte de causa desconhecida.