Saúde

Centro de Controle de Zoonoses promove semana de conscientização e prevenção à Leishmaniose



Centro de Controle de Zoonoses promove semana de conscientização e prevenção à Leishmaniose

O Centro de Controle de Zoonoses – CCZ - realizou entre os dias 8 e 12 de agosto a ‘Semana de Conscientização sobre a gravidade da Leishmaniose e as boas práticas ambientais para a prevenção’. A ação teve como objetivo disseminar as informações sobre da doença, suas formas de contaminação e prevenção.  
Segundo a médica veterinária, Daiane Fazzio, responsável técnica do CCZ de Fernandópolis, em entrevista ao programa Rotativa no Ar, da rádio Difusora, foram registrados três casos da doença em 2021 na cidade e esse ano não houve registros. “A prevenção ainda é a melhor opção, por isso estamos realizando um trabalho para que as pessoas possam estar atentas em caso de sintomas em humanos ou em animais e também sobre as melhores formas de evitar a contaminação”, comentou Daiane.
A Leishmaniose não é uma doença contagiosa, não se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão é feita por meio de parasitas do gênero leishmania causadas por meio da picada do mosquito fêmea infectado, conhecidos como "moquito-palha ou cangalhinha". A doença atinge vários órgãos internos, principalmente fígado, baço e medula óssea.
Os principais sintomas da Leishmaniose nos animais são: emagrecimento, queda de pelos, crescimento das unhas, descamação da pele, fraqueza, feridas no focinho, orelhas, olhos e patas. Nos humanos os sintomas são: perda de peso, fraqueza, anemia, aumento do fígado e baço e sangramentos em casos mais graves.
Em casos suspeitos de Leishmaniose animal, o Centro de Controle de Zoonoses disponibiliza o teste rápido para diagnóstico da doença, gratuitamente. Já em casos suspeitos em humanos é preciso procurar a Unidade de Saúde assim que surgirem os sintomas.
Para prevenir a doença é preciso manter a casa e o quintal sempre limpos, livres de materiais orgânicos e resíduos de alimento. Além disso, recomenda-se o uso de produtos repelentes de insetos nos ambientes, mosqueteiros e telas em portas e janelas. Nos animais é indicado o uso de coleira repelente.
O CCZ de Fernandópolis fica na Av. Litério Greco, 300 - Bairro Brasilândia. Informações pelo 3462-3341.