Saúde

Centro de Zoonoses realiza ‘Semana de Conscientização da Leishmaniose’



Centro de Zoonoses realiza ‘Semana de Conscientização da Leishmaniose’

Teve início ontem, 09, em Fernandópolis a Semana de Conscientização sobre a gravidade da Leishmaniose e as boas práticas ambientais para a prevenção. Será uma semana de ações e orientações, que segue até o próximo sábado, 14, com o objetivo de divulgar informações sobre doença, suas formas de contaminação e prevenção.

Durante esse período estarão disponíveis panfletos nas Unidades de Saúde, na feira de adoção de animais que acontecerá no próximo sábado, informações nas redes sociais e divulgação na mídia local.

“A prevenção ainda é a melhor opção, por isso estamos realizando um amplo trabalho para que as pessoas possam estar atentas em caso de sintomas em humanos ou em animais e também sobre as melhores formas de evitar a contaminação”, disse a médica veterinária, Daiane Keli Faria Penariol Fazzio - responsável- técnica do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses - de Fernandópolis.

Para os casos de suspeita da doença no animal, o Centro de Controle de Zoonoses disponibiliza o teste rápido para diagnóstico de Leishmaniose gratuito, de segunda a sexta das 8h às 11h. Nos casos suspeitas em humanos é preciso procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência assim que surgirem os sintomas.

O que é leishmaniose?

A leishmaniose é causada por parasitas do gênero Leishmania. A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita

ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado e comete vários órgãos internos, principalmente fígado, baço e medula óssea.

Ciclo de transmissão:

A transmissão da doença ocorre pela picada de insetos vetores, os flebotomíneos, conhecidos como "moquito-palha ou cangalhinha".

O mosquito se contamina com o sangue de pessoas e animais doentes e transmite o parasita a pessoas e animais saudáveis.

Sintomas da Leishmaniose Visceral

Animais: Emagrecimento; queda de pelos; crescimento das unhas; descamação da pele; fraqueza; feridas no focinho; orelhas; olhos e patas.

Humanos: Perda de peso; fraqueza; anemia; aumento do fígado e baço; sangramentos em casos mais graves.

Prevenção

Mantenha a casa e o quintal sempre limpos, livres de materiais orgânicos e resíduos de alimento.

Use produtos repelentes de insetos nós ambientes

Também é recomendado o uso de mosqueteiros e telas em portas e janelas. Nos animais é indicado o uso de coleira repelente.

Image alt Image alt