Meio Ambiente

Cetesb autoriza e desassoreamento da represa inicia ainda este mês



Cetesb autoriza e desassoreamento  da represa inicia ainda este mês
Em azul, o espelho d´água atual e em vermelho, a área a ser recuperada

A emissão da autorização da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo -  saiu no final de semana e nesta quarta-feira, 9, o prefeito André Pessuto assinou a ordem de serviço para início da obra de desassoreamento da represa Beira Rio.

De acordo com nota da Secretaria do Meio Ambiente, a pedido do CIDADÃO, as obras devem começar em 10 ou 15 dias e devem ser concluídas em seis meses, estimou o secretário do Meio Ambiente Luis Sérgio Vanzela

A licitação foi aberta em julho e atraiu o interesse de 11 empresas. A obra foi contratada com deságio de 65%. A represa “Beira Rio”, como é denominada data dos anos 70 quando apresentava um espelho d’água de quase 4,76 hectares (47.600 m²).  A recuperação do espelho original da represa exigirá a retirada de 60 milhões de litros de sedimentos, sendo 40 milhões de litros por escavação e 20 milhões de litros por dragagem.

Em função dessa degradação a Prefeitura, desde 2011, sofria dois processos no Ministério Público para executar medidas preventivas e corretivas dessa situação. Dessa forma em 2019, em trabalho conjunto com o Ministério Público, viabilizou-se os recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente para essa finalidade. 

Secretário do Meio Ambiente Luis Sérgio Vanzela e o prefeito André Pessuto na área da represa

A obra será executada por três empresas, cada um com um lote diferente dos equipamentos (caminhões, escavadeira e draga). O investimento total no serviço estava cotado em R$ 1,5 milhão. Entretanto, como todo o processo de projetos, licenciamento e coordenação foram elaborados pela Secretaria de Meio Ambiente, o serviço será executado com o valor de R$ 521 mil reais.