Geral

"Chegamos no platô, mas não sabemos quando vamos sair", diz médico infectologista



"Chegamos no platô, mas  não sabemos quando vamos sair", diz médico infectologista
Dr. Márcio Gaggini

O médico infectologista Márcio Gaggini, que coordena o Comitê de Contingenciamento da Covid-19 em Fernandópolis, disse esta semana que a cidade já atingiu o platô, ou seja, a fase de estabilização. “A questão é saber quando vamos sair desse platô, onde o índice de contágio permanece alto”, alertou o médico.
Fernandópolis vem mantendo uma média diária de contágio que varia entre 16 a 25 casos, com alguns picos, como os ocorridos nos dias 30 de junho (54 casos) e 13 de julho (50 casos) que geralmente representam os exames represados no fim de semana. Na semana de 29 de junho a 5 de julho, foram registrados 136 novos casos positivos de Covid-19 e seis óbitos. Na semana seguinte, entre os dias 6 a 12 de julho, foram 131 pessoas contaminadas e dois óbitos. 
Nesta semana, o índice de contágio voltou a subir. Até esta sexta-feira, 17, foram registrados mais 131 casos e dois óbitos. O detalhe que chama a atenção é o número de casos suspeitos que aguarda exames. O grande fluxo de atendimentos no Instituto Adolfo Lutz em Rio Preto está gerando a demora no envio dos resultados. 
“Se continuar alto o contágio, mais tempo vamos ficar no platô, que é o que não queremos”, enfatizou o médico. Para quebrar esse ciclo, ele diz que é necessário a ajuda da população. “Nesses mais de 100 dias de pandemia, a gente tem alertado inúmeras vezes sobre os perigos dessa doença. Estamos alertando mais uma vez. Infelizmente, os registros mostram que cada vez mais as pessoas estão relaxando nas medidas de prevenção. Isso é perigoso”, ratificou. 
Gaggini voltou a citar que grande parte da disseminação do vírus em Fernandópolis e região ocorre na realização de festas de confraternização, churrascos entre amigos e comemorações familiares. “Tem paciente que faz o exame de PCR para Covid-19, a gente pede para ficar de quarentena, isolado, aguardando o resultado e ele não respeita, sai para participar de encontros como se fosse normal. Ai vem o resultado e dá positivo. As pessoas parecem ter perdido o medo da doença. É uma doença grave não apenas para pacientes de risco. Se a população não ajudar e manter as medidas para prevenção, vamos permanecer mais tempo no platô e isso é grave”.  

AMPLIAÇÃO DA TESTAGEM

AMPLIAÇÃO DA TESTAGEM
Boletim médico divulgado nesta sexta-feira, 17

Considerando o cenário epidemiológico da Covid-19 no Estado de São Paulo ficou determinado que todos os pacientes que apresentarem síndromes gripais passam a ser submetidos a exames para diagnóstico da doença.
Em Fernandópolis, conforme nova deliberação, a testagem é realizada de acordo com o período de início dos sintomas, por PCR ou Teste Rápido. Com a alteração e coleta de novos testes, os boletins informativos publicados diariamente pela Secretaria Municipal de Comunicação, com os dados da Secretaria Municipal de Saúde passam a ter maior número de suspeitos, positivos e negativos.    
“A ampliação da testagem diagnóstica para Covid-19 tem o objetivo de oferecer subsídios para os serviços de saúde quanto à investigação laboratorial, utilização e interpretação dos testes sorológicos e padronizar as condutas de isolamento após a realização dos mesmos”, comentou o secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi. 
De acordo com o médico Márcio Gaggini, a ampliação da testagem ajuda a diminuir a subnotificação de casos na cidade. 
Ontem o governo do Estado manteve a região na fase laranja, apesar do crescente número de casos e mortes nas principais cidades da região. 

EMISSORA SUSPENDE PROGRAMA
A Rádio Alvorada de Estrela d´Oeste, com estúdio no Shopping Fernandópolis, divulgou nota nesta sexta-feira, 17, para anunciar a suspensão temporária do programa “Alvorada Noticias” que era apresentado pelo radialista Márcio Costa e jornalista Jorge Pontes. 
O radialista Marcio Costa, que está internado desde a semana passada na Santa Casa de Fernandópolis, em estado grave, porém com quadro estável, testou positivo para Covid-19. Por prudência, a emissora decidiu colocar o jornalista Jorge Pontes, que testou negativo para coronavírus, em quarentena. Na nota, a emissora pede orações pela recuperação de Marcio Costa.

JOSÉ PAULO DE ANDRADE
Jornalista, radialista e advogado, José Paulo de Andrade morreu nesta sexta-feira, 17, aos 78 anos, vítima da Covid-19. Ele estava internado no hospital Albert Einstein desde o dia 7. José Paulo de Andrade trabalhava há 57 anos na Rádio Bandeirantes. Paulistano, ele começou sua carreira profissional em 1960 como radioescuta do plantão esportivo da Rádio América de São Paulo. Em 1963, ingressou na Rádio Bandeirantes para atuar como locutor esportivo e fez isso pelos 14 anos seguintes. Foi então para o jornalismo, e atuou como apresentador e comentarista.
Por 35 anos, José Paulo de Andrade comandou, com Salomão Ésper e Joelmir Beting, o Jornal Gente. 
Desde 1973, o jornalista estava à frente do jornal O Pulo do Gato, um dos programas de maior audiência do rádio brasileiro, retransmitido pela Rádio Difusora de Fernandópolis.