Geral

Chico pede exoneração de Leão e faz moção de repúdio à prefeita



Chico pede exoneração de Leão e faz moção de repúdio à prefeita
A última sessão legislativa ordinária do semestre da Câmara Municipal de Fernandópolis foi marcada pela tensão. O vereador Francisco Albuquerque (PSB) apresentou três requerimentos no mínimo polêmicos, através dos quais pediu nada menos que a exoneração do Diretor Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Milton Leão, e o envio de moção de repúdio à prefeita Ana Bim, pela demissão do médico Mauro Albuquerque do serviço de saúde municipal, na semana passada.

Mauro, irmão de Francisco, foi demitido na semana passada, depois de doze anos atuando nos postinhos de saúde e gozando de inegável prestígio junto aos pacientes, especialmente os idosos.

O vereador tomou a atitude da prefeita como uma retaliação contra as críticas que faz, da tribuna da Câmara, à administração municipal. “A prefeita é vingativa, ela o demitiu por vingança, para me atingir através disso”, bradou Chico. Após muita discussão, a moção foi aprovada por 6 x 3 – os votos contrários foram de Warley Campanha, Etore Baroni e Milton Bortoleto.

O momento mais constrangedor se deu quando Chico, na presença de Milton Leão e de vários assessores municipais, apresentou o requerimento que postula o envio de ofício ao Ministério Público para que tome providências quanto ao fato de Leão permanecer no cargo de assessor depois do dia 25 de maio, quando transitou em julgado uma sentença que o condena em processo administrativo da época em que era prefeito. Segundo o vereador, Leão terá que ressarcir os cofres públicos em mais de R$ 1 milhão.

Esse requerimento, após os debates, passou por 8 x 1 (Warley votou contra). Em seguida, por causa da mesma condenação, Chico requereu que se oficie à prefeita para que tome “providências urgentes” no sentido de exonerar Milton Leão. Nesse instante, o clima era insuportável. Visivelmente constrangidos, os vereadores se dividiam entre os aspectos legais da questão e a sensação de julgar o destino de uma pessoa que estava ali, sentada a poucos metros de distância.

Convocado para prestar esclarecimentos, o assessor jurídico Ricardo Franco de Almeida exerceu sua função. Em seguida, porém, ele pediu que “o poupassem” daquilo, uma vez que tem laços de amizade com Leão.

Maurílio Saves, o novo assessor de Ana Bim, fazia lobby abertamente. Warley aproveitava o clima hostil em relação a Chico e Alaor para ressuscitar velhas picuinhas com o médico – chegou a dizer que “quem fazia retaliação” era ele, Chico, “por causa da demissão do irmão”.

Ao final, o requerimento de ofício à prefeita para que demita Leão foi rejeitado por 7 x 2, com votos favoráveis apenas de Alaor Pereira e do próprio Chico. “Mas essa história está apenas começando”, vociferou Francisco Albuquerque.