Política

Chinaglia, em Fernandópolis: “a monocultura me preocupa”



Chinaglia, em Fernandópolis: “a monocultura me preocupa”
“Eu me preocupo com a monocultura (da cana), assim como me preocupo com os pequenos agricultores e com o meio ambiente. Fora isso, o Estado de São Paulo é o que possui a melhor terra e o melhor clima para a cultura da cana-de-açúcar”.

Com essas palavras, o presidente da Câmara federal, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) definiu sua posição em relação ao crescente avanço da cultura da cana-de-açúcar para a produção de álcool etanol, durante entrevista coletiva realizada na sede do Sindicato dos Empregados Rurais de Fernandópolis. “O Brasil está vários passos à frente na questão da tecnologia de fontes renováveis de energia”, disse Chinaglia.

O deputado disse que o país soube desenvolver tecnologias, aprendeu a combater as pragas e tem hoje preços competitivos para disputar espaço no mercado internacional.

“Temos, entretanto, que tomar cuidados com esses aspectos que citei: a questão ambiental, a questão do pequeno produtor e a diversificação de produtos”, disse. “Há bilhões de dólares investidos nisso, e certamente serão criados muitos empregos. Tenho uma visão otimista desse caso”, revelou.


RENAN
Chinaglia preferiu respeitar a “presunção de inocência” que a lei brasileira confere aos acusados ainda não julgados, ao responder a pergunta sobre o senador Renan Calheiros, acusado de pagar pensão alimentícia de uma filha tida fora do casamento através de um lobista ligado à construtora Mendes Junior: “A revista Veja fez a denúncia, mas ela ainda não está provada. Temos que aguardar a defesa do senador Calheiros”, disse o deputado.