Esporte

Chuva ameniza clima de deserto em Fernandópolis



Chuva ameniza clima de deserto em Fernandópolis

Depois do efeito “ioiô” da temperatura na primeira semana de setembro, quando os termômetros saíram de 36° graus para 12° em menos de doze horas, os fernandopolenses enfrentaram outra dificuldade nesta semana. Foi uma semana com clima de deserto, calor e baixa umidade do ar. A Umidade Relativa do Ar andou abaixo dos 15% o que caracteriza “Estado de Alerta” e em alguns dias bem próximo do “Estado de Emergência” que é quando a umidade cai abaixo de 12%. 

A baixa umidade está associada também a altas temperaturas. Na semana, os termômetros chegaram a 37° (veja quadro). 
A OMS - Organização Mundial da Saúde preconiza que os níveis de umidade relativa do ar adequados à saúde humana são acima de 60% - valor atingido durante a madrugada. 
Outros dois fatores contribuem para a sensação de desconforto de quem passa muito tempo na cidade: a quantidade de poluição suspensa no ar e a radiação ultravioleta.
As queimadas contribuíram para piorar ainda mais a qualidade do ar em Fernandópolis. Durante a semana foram registradas duas grandes queimadas no município, uma delas durou mais cinco horas e destruiu grande área na região do Posto Morini.  
E como já era previsto, enfim, a chuva chegou em Fernandópolis. Ontem no final da manhã, a cidade registrava a mudança do tempo. Entre 11 e 14 horas, a estação do Ciiagro registrou chuva de 12 mm. Isso elevou a umidade do ar que estava em 43% às 11 horas para 100% às 14 horas. 
A chuva trouxe problemas. O centro de Fernandópolis ficou parcialmente sem energia elétrica por cerca de meia hora entre 11h40 e 12h15.