Meio Ambiente

Ciclistas pedalam para ajudar entidades, meio ambiente e incentivar iniciantes



Ciclistas pedalam para ajudar entidades, meio ambiente  e incentivar iniciantes

O grupo de ciclismo DasVila_MTB nasceu durante a pandemia visando incentivar as pessoas a pedalar e hoje já conta com mais de 250 integrantes. “O grupo nasceu pelo prazer de pedalar e motivar as pessoas, buscando socializar a prática do esporte. Mas, cultiva um valor maior: a solidariedade”, explica André Campos, um dos integrantes do grupo.
O nome nasceu de uma ideia: as vilas (Pereira e Brasilândia) que deram origem a Fernandópolis. “Somos das Vilas Pereira e Brasilândia, somos iniciantes, somos de Fernandópolis, somos DasVila_MTB”, explicou. 
Durante o mês de julho o grupo iniciou os Pedais do Bem. “Todo sábado saímos pelas estradas rurais de Fernandópolis, sempre arrecadando mantimentos para as associações de Fernandópolis. Em julho nossa doação de alimentos foi para o Orfanato, em agosto arrecadamos leite em prol da AVCC e nesse mês de setembro a ideia é ajudar a Associação Comunitária Maria João de Deus”, explica Campos.
No último pedal, o benefício foi para a natureza. André cita que ao pedalar pelas estradas rurais de Fernandópolis nos deparamos com muitos resíduos sólidos descartados incorretamente. Então, em contato com o Conselho Municipal do Meio Ambiente tivemos a iniciativa de irmos até a uma parte Córrego São Pedro, área mais conhecida como cachoeirinha e recolher o lixo juntamente com o grupo de ciclismo. Retiramos uma caçamba de lixo o que demonstra o desrespeito com o nosso meio ambiente”, acrescentou.

Os depoimentos dos participantes encorajam o grupo a buscar novos projetos e a ideia é pedalar fazendo o bem sem olhar à quem.
“Dizemos que ao pedalar com o grupo, a pessoa faz bem pra si mesmo, saindo do sofá. Em nossos pedais sempre colocamos carro de apoio e água (às vezes um café da tarde), ajudamos uma Organização da Sociedade Civil e o meio ambiente que sempre nos acolhe em nossas pedaladas. 
Neste final de semana o grupo tem planejado mais um Pedal do Bem arrecadando óleo e açúcar pra Associação Comunitária Maria João de Deus. O trabalho do grupo pode ser acompanhado no Instagram @dasvila_mtb.