Geral

Cidade acumula 143 mm de chuva na primeira semana de janeiro



Cidade acumula 143 mm de chuva  na primeira semana de janeiro

A Defesa Civil do Estado chegou a divulgou alerta para chuvas intensas na região na primeira semana de janeiro. A previsão se confirmou. Fernandópolis registrou na primeira semana de janeiro cerca de 143 milímetros de chuva, que já é superior ao volume registrado durante todo o mês de janeiro de 2021, que chegou a 96,2 mm.

A chuva intensa agravou situação da malha viária da cidade e fez a prefeitura a ter que agir em situações de emergência para evitar riscos à população.

Um dos locais atingidos foi a Avenida Rubens Padilha Meato, na zona norte da cidade onde uma vala apareceu e exigiu intervenção da prefeitura. A avenida tem verba liberada de R$ 2,5 milhões para o recapeamento, mas ainda não há previsão para início das obras. Com a chuvarada, motoristas e motociclistas são obrigados a ter atenção redobrada para evitar a buraqueira.

De acordo com a estação da Ciiagro – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas – de Fernandópolis, as chuvas de maior intensidade foram registradas nas noites de terça e quinta-feira, com acumulados de 51,8 mm e 58,4 mm, respectivamente em 24 horas.

MENOS CHUVOSO

O ano de 2021 fechou o balanço como o menos chuvoso em cinco anos. De acordo com a estação do Ciiagro, o volume acumulado de janeiro a dezembro ficou em 728,40 milímetros, 42% menor que a média anual de chuva normal na região, na faixa acima de 1.200 mm.

O ano passado foi mais seco que o de 2020, que acumulou chuva de 779 mm. De janeiro a setembro, Fernandópolis não registrou um mês com acumulado de chuva acima de 100 mm. Somente em outubro essa marca foi superada com acumulado de 152 mm. A chuva em novembro foi a metade do que choveu no ano: 413 mm.

Apesar do volume de chuva, o reservatório de Água Vermelha ainda permanece em nível crítico de 13% do volume útil