Fernandópolis amanheceu nesta quarta-feira, 22, coberta por fumaça de queimada trazida pela ventania que assola a região desde a madrugada. São efeitos da longa estiagem que atinge toda a região noroeste. Não se tem notícia ainda da origem da fumaça.
Pelo sexto mês consecutivo, Fernandópolis e a região noroeste enfrentam “seca excepcional”, a mais severa na escala do Monitor de Secas da ANA – Agência Nacional das Águas - que divulgou o mapa do mês de agosto.
Seguyndo o Mapa, devido à persistência de chuvas abaixo da média, houve o avanço das secas excepcional e extrema o norte e noroeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro, além do agravamento da seca em uma porção no norte mineiro , que passou de moderada para grave.
E o quadro não vai mudar nos próximos dias. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos só deve chover em Fernandópolis e na região no final de semana.
Nesta quarta-feira, 22, acontece a mudança de estação. O inverno, o mais seco desde 2011, termina na quarta-feira, 22, às 16h21, quando começa a primavera com a expectativa da chegada das primeiras chuvas.
Ontem, Fernandópolis registrou pelo segundo dia seguido temperatura acima de 40 graus. Na segunda-feira, o termômetro da Ciiagro registrou 40,7° e na terça-feira, 41,7°.