Saúde

Cidade aplicou 28 mil vacinas em 2007



Cidade aplicou 28 mil vacinas em 2007
De acordo com um levantamento da Diretoria Municipal de Saúde, foram aplicadas mais de 28 mil doses de vacinas na rede municipal de saúde em 2007. No levantamento não estão computados os números relativos às campanhas de vacinação realizadas pela prefeitura durante o ano passado.

Do total de 28.097 doses aplicadas, 5.930 foram contra Hepatite B; 5.199 contra Tétano; 3.628 contra a Poliomielite e 3.548, contra a Febre Amarela. Além disso, também foram alcançados números expressivos na aplicação das vacinas Tríplice Viral, Tetra, DPT (Difteria, Tétano e Coqueluche), BCG (Tuberculose), Rotavírus e Raiva. Segundo a enfermeira responsável pela vacinação, Mirele Sartoreto, o número de vacinas aplicadas poderia ter sido maior, já que muitas pessoas não retornam para receber todas as doses necessárias.

Além da vacinação de rotina, realizada em todos as unidades de saúde e na Central de Saúde, a Prefeitura também participou em 2007 das campanhas nacionais contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) e contra a Influenza (vírus da gripe). Na campanha contra a Paralisia Infantil, realizada entre os meses de junho e agosto, Fernandópolis superou a meta nacional, imunizando mais de 95% das crianças de zero a quatro anos, aplicando 3.621 doses da vacina na 1ª etapa da campanha e, 3.637 doses na 2ª etapa. Já durante a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe (Influenza), ocorrida no mês de abril, 6.628 idosos foram imunizados, o que representa 84% da população idosa, número 14% maior que o estabelecido pelo governo.


Mantenha sua carteira de vacinação em dia

A Diretoria Municipal de Saúde, chama a atenção da população para que aproveite o período de férias e compareçam as unidades de saúde para regularizem a carteira de vacinação, principalmente as pessoas que pretendem viajar para outros estados, onde são registrados casos de Febre Amarela, como ocorreu recentemente em Goiás.

Vacinas contra a Febre Amarela, Hepatite B, Tétano, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) entre outras, estão disponíveis em todos os postos de saúde, bastando levar a carteira de vacinação para regularizar a imunização. A vacina contra a Febre Amarela deve ter tomado com pelo menos 15 dias de antecedência, no caso de pessoas que forem viajar. Lembrando que a carteira de vacinação é um documento muito importante como qualquer outro e precisa ser bem guardado.