Saúde

Cidade cria comitê de combate à dengue



Cidade cria comitê de combate à dengue
Em reunião realizada na tarde de quinta-feira, 25, a administração municipal de Fernandópolis criou um comitê municipal de mobilização para o controle da dengue.

A iniciativa partiu de Diretoria Municipal de Saúde, através da diretora Lígia Barreto e da coordenadora municipal de Saúde Coletiva, Adriana Lima Gomes.

Segundo se informou, a medida se justifica “pelo alto índice de infestação do vetor (aedes aegypti) em nossa região”.

Técnicos e especialistas foram convocados para integrar o comitê. Na reunião, foram definidas algumas estratégias de combate ao inseto transmissor, que vão desde a aplicação de inseticidas até às campanhas de conscientização da população.

Frank Hulder de Oliveira, chefe de seção técnica da SUCEN, explicou que o aedes aegypti havia sido erradicado do Brasil na década de 30, durante a campanha de combate à febre amarela.

O inseto retornou ao país em 1985, entrando pelo porto de Santos, aonde chegou a bordo de navios. Devido à sua boa capacidade de dispersão, o mosquito espalhou-se por grandes áreas.

A diretora Lígia Barreto avalia que é necessário encarar o problema com seriedade. “A situação é grave, e o ministro Temporão (da Saúde) declarou que ‘estamos perdendo a guerra contra a dengue’. É nossa obrigação lutar para reverter esse quadro”, disse Lígia.