Meio Ambiente

Cidade entra em alerta amarelo com a baixa umidade



Cidade entra em alerta amarelo com a baixa umidade
Imagem da Câmera da Rádio Difusora mostra a faixa de poluição que se forma na linha do horizonte após 100 dias sem chuva

Com previsão de baixa umidade do ar, podendo chegar a menos de 20% no decorrer da semana, o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - colocou Fernandópolis e região em alerta amarelo.

Esse alerta é emitido quando a umidade relativa do ar fica na faixa entre 21% a 30%. Nesta segunda-feira, segundo a estação do Ciiagro – Centro Integrado de Informações Agrometereológicas – em Fernandópolis registrou umidade em 24,6%. No sábado, a umidade caiu a 24,8% e no domingo ficou em 26,9%.

Com a previsão indicando que o tempo seguirá seco durante a semana, sem possibilidade de chuvas até domingo, a umidade relativa do ar deve continuar bem abaixo do índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 60%.

De acordo com a OMS, os níveis de alertas para a baixa umidade do ar são os seguintes: Observação, de 31 a 40%; alerta amarelo, de 21 a 30%.; alerta laranja de 12 a 20%; e alerta vermelho (emergência) quando a umidade cai abaixo de 12% o que se equipara a clima de deserto.

Segundo o Inmet, as temperaturas em Fernandópolis continuarão oscilando entre a mínima de 17° e máxima de 33°. A situação é agravada pelo fato da região estar há 100 dias sem registro de chuva.

Com as condições climáticas (tempo seco e baixa umidade) a recomendação é que as pessoas mantenham atenção na hidratação, principalmente de idosos e crianças, garantindo que bebam água com frequência.

Névoa seca marca o amanhecer nesta terça-feira em Fernandópolis