Geral

Cidade implantará projeto de coleta de óleo usado



Cidade implantará projeto de coleta de óleo usado
Em breve acontecerá o lançamento oficial do Projeto “Catando Óleo”, uma parceria entre o Rotary, Interact e Sabesp de Fernandópolis. A iniciativa é do governador assistente do grupo 10 do Rotary, o empresário Celso Martins, que visa ao recolhimento de óleo usado de cozinha.

Segundo Celso, o projeto estava engavetado há quase um ano e só agora foi possível colocá-lo em prática, através da parceria com a Sabesp. No primeiro mês, a população fernandopolense receberá, juntamente com sua conta de água, um folheto explicativo sobre o que é e como funcionará o projeto. Já no segundo mês, o folheto entregue explicará sobre como a coleta será realizada.

“Quando o óleo de cozinha é jogado pelo ralo, os maiores prejudicados são os próprios moradores, pois os resíduos entopem os canos e o tratamento da água é ainda mais complicado”, diz Celso.

O empresário já pede a contribuição da população para o armazenamento do óleo em garrafas PET, pois assim que sair o mapeamento, os jovens do Interact passarão aos finais de semana recolhendo as garrafas com a ajuda de viaturas da Sabesp.

A idéia, segundo Celso, é que esse projeto torne-se um hábito da população. Por isso, todos os meses os moradores receberão os folhetos explicativos sobre os cuidados com o meio ambiente, dando continuidade ao “Catando Óleo” e lançando coletas de outros materiais como pilhas e baterias. “Os folhetos terão uma linguagem simples e objetiva, porque queremos atingir também as crianças, uma vez que elas são mais abertas às mudanças de hábitos; elas são os soldadinhos dentro de casa”, ressalta Celso.

O óleo arrecadado será vendido e o dinheiro revertido em cestas básicas ou para entidades assistidas pelo Interact.