Saúde

Cidade realizará ações preventivas no Dia Mundial da Saúde



Cidade realizará ações preventivas no Dia Mundial da Saúde
Para chamar a atenção das pessoas para os cuidados com a saúde, a prefeitura pretende realizar um mutirão de exames no Dia Mundial de Promoção da Saúde, comemorado em 7 de abril. As ações da Diretoria Municipal de Saúde darão ênfase à orientação e prevenção de doenças como diabetes e hipertensão.

O mutirão da saúde será realizado na praça da Matriz, das 8h às 12h. Serão realizados gratuitamente exames de teste de glicemia, verificação de pressão arterial, índice de massa corpórea, além de orientações sobre cuidados com a dengue e doação de sangue. Alunos da Unicastelo também participarão do evento, prestando orientações referentes aos cuidados com o colesterol.

Pegando carona na conscientização que a data proporciona, a Diretoria de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, realizará uma Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela. A campanha acontece sábado, dia 12 de abril, das 8h às 17h, na Central da Saúde. Desde 1999 Fernandópolis não realizava uma vacinação específica contra Febre Amarela.

A diretora municipal de Saúde, Lígia Barreto aconselha que as pessoas com mais de 60 anos, que ainda não tomaram a vacina contra febre amarela, deixem para se vacinar durante a campanha de vacinação contra a gripe, marcada para o dia 26 de abril. Segundo ela, a espera se da, nesse caso, devido ao intervalo necessário para que as vacinas façam efeito, que gira em torno de 15 a 30 dias.

De acordo com dados da diretoria de saúde, já foram aplicadas mais de 10 mil vacinas contra a febre amarela desde o ano passado. Quem ainda não tomou a vacina pode procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa para se imunizar. O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde

O sedentarismo aumenta todas as causas de mortalidade, dobram o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, e obesidade, e aumentam os riscos do câncer, da hipertensão arterial, da osteoporose, dos distúrbios das gorduras sanguíneas, da depressão e da ansiedade. De acordo com a OMS, de 60 a 85% dos povos do mundo - tanto dos países desenvolvidos como em desenvolvimento - tem estilos de vida sedentários, tornando este um dos problemas de saúde pública mais sérios do nosso tempo. Estima-se que quase dois terços das crianças também tenham atividade física insuficiente, com implicações sérias para sua saúde futura.