Geral

Cidade sustenta desempenho positivo no ano, apesar do oitavo mês no vermelho



Cidade sustenta desempenho positivo no ano, apesar do oitavo mês no vermelho

Fernandópolis completou em outubro o oitavo mês do ano com saldo negativo na geração de empregos com carteira assinada. Seria trágico, não fosse a gordura acumulada em fevereiro e março, quando a cidade bateu recorde na geração de empregos. Melhor: Fernandópolis é a cidade que, percentualmente, registra o melhor índice na geração de empregos nos primeiros dez meses do ano.

O saldo de outubro divulgado pelo Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – na quinta-feira, 21, através da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, ampliou para oito a sequência de meses no vermelho. Foram 632 admissões e 655 demissões, com saldo negativo de -23 postos de trabalho.

Com a gordura de fevereiro/março, a cidade acumula no período janeiro/outubro a abertura de 797 postos de trabalho, resultado da diferença de 6.774 contratações e 5.977 demissões. Isso representa uma variação positiva na geração de empregos de 5,2%, o melhor índice da região, à frente de Catanduva (3,2%), Mirassol (2,9%), Jales (2,5%), Rio Preto (1,8%) e Votuporanga (0,06%).

O comércio voltou fazer a diferença pelo terceiro mês seguidos com mais contratações que demissões. Depois de saldo positivo de 74 empregos em agosto, dois em setembro, o comércio abriu 23 novos postos de trabalho em setembro.  Foram 225 admissões e 202 demissões. A indústria criou oito novos empregos, mas os segmentos de Serviços, Agropecuária e Construção Civil, fecharam no vermelho.

No acumulado do ano, o setor de construção civil liderou com a criação de 347 novas vagas seguido pela indústria com 277.