A ação preparatória iniciada nesta terça-feira, 16, em Rio Preto prossegue hoje e abrange 96 municípios da região de Rio Preto, com atividades teóricas e práticas. A equipe da Defesa Civil de Fernandópolis participa do treinamento curso “SP sem Fogo” que é organizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo.
“A Defesa Civil de Fernandópolis está presente em todas as capacitações promovidas. É de extrema importância que a nossa equipe seja sempre capacitada para oferecer o melhor atendimento para a população”, comentou o coordenador local, Edmar de Oliveira.
A preocupação é maior este ano porque o perfil climático indica baixa precipitação e altas temperaturas, facilitando a ocorrência e propagação dos incêndios.
O treinamento teórico contou com instruções técnicas referentes a temas como plano de contingência, previsão meteorológica, emissão de alertas, e regras de segurança em deslocamento no terreno. Na parte prática, ministrada pelo Corpo de Bombeiros, há atividades de combate direto, como uso de fogo contrafogo e abafadores, e de combate indireto, como a abertura de aceiros.
O principal objetivo do curso é diminuir os focos de incêndio no estado, principalmente durante o período mais seco do ano, que vai de junho a outubro. A Operação ‘SP Sem Fogo’ trabalha principalmente a prevenção e as atuações no combate aos incêndios.
A capacitação em Rio Preto está sendo ministrada pela chefe de instrução da Defesa Civil Estadual, capitã Lidiara Lenarduzzi.
A Operação São Paulo Sem Fogo é realizada em todo o Estado, totalizando 15 oficinas preparatórias. O objetivo é capacitar equipes dos municípios para atuarem preventivamente frente à estiagem e formar brigadas para combate a incêndios em cobertura vegetal.