Cultura

Circuito Bon Odori na região é cancelado pela pandemia do coronavírus



Circuito Bon Odori na região é  cancelado pela pandemia do coronavírus

A pandemia do coronavírus já suspendeu os principais eventos culturais da região. Em Fernandópolis, a pandemia excluiu eventos como a Expo de Fernandópolis, a Mostra Estudantil de Teatro e tantos outros que estavam no calendário da cidade. Na região, sucumbiram a Festa do Folclore de Olímpia e a Festa do Peão de Barretos. E já estão sendo cancelados eventos como Reveillon e até Carnaval.
Neste mês de agosto era para estar em andamento o calendário do Circuito Bon Odori, evento tradicional da cultura japonesa, organizado pela Liga Alta Araraquarense. Mas, a pandemia deu o mesmo destino de outros eventos: o cancelamento. 
“Em virtude do distanciamento social pela pandemia e visando a saúde e segurança de seus associados e simpatizantes a Liga Alta Araraquarense decidiu pelo cancelamento de todas as atividades esportivas e festivas deste ano, incluindo o tradicional Bon Odori que ocorreria nas cidades de Urânia, Votuporanga, Jales, São José do Rio Preto, Palmeira d'Oeste, Fernandópolis e Santa Fé do Sul”, anunciou a Liga em nota.  
O calendário terminaria com o evento de Fernandópolis, tradicionalmente no último sábado de agosto e de Santa Fé do Sul no início de setembro. 
A Festa do Bon Odori em Fernandópolis neste ano seria a celebração da 48ª edição organizada pela Associação Cultural e Esportiva de Fernandópolis (Clube Tóquio). Em cada cidade, a festa reunia delegações de todas as cidades em um ambiente que buscava reviver as tradições da cultura, como a decoração com as lanternas orientais para criar um ambiente de Japão além dos trajes típicos na apresentação de danças e a tradicional culinária oriental. 
Bon Odori é um festival de dança, música e culinária típica e tem como principal objetivo divulgar a cultura japonesa. A festa, que ocorre anualmente, é uma reverência aos antepassados e a expressão da alegria e da paz entre a terra e o céu. Tudo fica para 2021.