Geral

Cofasp celebra o Jubileu de Ouro com inauguração do “Espaço Integrado” e programação especial



Cofasp celebra o Jubileu de Ouro com inauguração do “Espaço Integrado” e programação especial

Na próxima terça-feira, 28, a Cofasp - Comunidade das Famílias São Pedro - celebra o Jubileu de Ouro. Para celebrar os 50 anos de história da entidade, será realizada uma programação especial de eventos que irá resgatar e celebrar a trajetória da instituição junto a inauguração do Espaço Integrado Cofasp.
As comemorações seguem ao longo de toda a semana com um cronograma de atividades culturais, educacionais e que promovem a saúde junto à comunidade e seus colaboradores, e terminam no sábado, dia 2 de outubro, com uma missa de Ação de Graças dos 50 anos da instituição e um campeonato de futebol.
“O objetivo é trazer para o conhecimento de todos, os acontecimentos importantes que foram realizados pela entidade e promover uma integração com a comunidade”, explica o presidente da Cofasp, Padre Eduardo Lima.
Também como parte das celebrações do Jubileu, os alunos do 6º semestre do curso de Jornalismo da FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis - estão produzindo uma revista em comemoração ao Jubileu, contando um pouco da história da instituição, das pessoas que fazem parte do projeto, e de pessoas que já foram ajudadas por ele.
Em entrevista ao programa Rotativa no Ar, da rádio Difusora, o padre Eduardo Lima falou sobre a programação do Jubileu e a trajetória da instituição:

A Cofasp inicia uma semana intensa para comemoração dos 50 anos. Como será?
São 50 anos de história. Ela foi fundada no dia 28 de setembro de 1971. Este ano, na terça-feira, dia 28, nós estaremos comemorando o Jubileu de Ouro marcado pela inauguração do Espaço Integrado Cofasp, que fica na Rua dos Piriquitos no Jardim Araguaia. Era o antigo Espaço Amigo que funcionou por muitos anos, com uma história de trabalho, por conta de algumas situações o espaço veio a fechar. No ano passado, prevendo os 50 anos da Cofasp, idealizamos a revitalização daquele espaço que se chamará “Espaço Integrado Cofasp”. Estamos concluindo as obras pra que esteja tudo pronto para o dia 28, terça-feira. 

Como será a operacionalização desse espaço?
Vamos contar com salas de atendimento nas áreas da psiquiatria, psicologia, sala de informática, de fisioterapia, sala de odontologia e a nossa escolinha de futebol “Projeto Mirim” que já contamos com mais de 50 alunos, que atende de 4 a 17 anos. Fizemos toda a revitalização do espaço, também a terraplanagem do campo de futebol, já plantamos a grama, com sistema de irrigação e toda a parte de paisagismo também do espaço que será entregue no dia 28, 9 horas da manhã, com a presença de autoridades, dos nossos colaboradores, do bispo diocesano de Jales Dom Reginaldo e os padres da diocese.

Será uma semana inteira de programação para marca o Jubileu da Cofasp?
Será a semana que chamamos de “Semana Integra Cofasp” para comemorar o jubileu. Então na terça-feira tem a inauguração do Espaço que ficará aberto o dia todo para visitação da população. Na quarta-feira, 29, teremos no Espaço atendimento odontológico, médico, fisioterapêutico e psicológico a comunidade na oficina de cuidados básicos e pessoais e de saúde mental. A noite acontece a palestra com a Dra. Amanda Careno sobre os efeitos da pandemia e do isolamento social. Na quinta-feira, teremos atividades recreativas com apresentações de capoeira e danças. E na sexta-feira, inicia o campeonato de futebol no nosso campo que terminará no sábado. No sábado, 8 horas da manhã, no Espaço Dom Reginaldo estará celebrando missa com nossos padres concelebrando fechando a programação dos 50 anos. É uma semana de atividades para valorizar nossa entidade que tem uma história contribuindo para o próximo, cuidando de gente, tem o nosso abrigo, tem agora o Espaço Integrado, dentre tantas outras atividades que a Cofasp desenvolve. É uma nova história para a Cofasp com esse espaço integrado.

A Cofasp nasceu de um trabalho de famílias dos bairros Jardim do Trevo e Ubirajara?
Isso, Cofasp significa Comunidade das Famílias São Pedro que foi uma articulação das famílias que começaram alguns projetos pequenos e a história da entidade foi ganhando espaço e crescendo ainda mais. Por tradição, os presidentes da Cofasp sempre são padres. Nos primeiros anos nós contávamos com leigos que eram presidentes. Hoje eu estou presidente, mas outros padres foram presidentes como os padres Deoclides, Junior e Rodolfo o que marca a história com essa presença eclesial, presença também da igreja que cuida, administra a entidade. 

De onde vieram os recursos para esse projeto?
Temos recursos da iniciativa privada, de muitos colaboradores, cupons fiscais da Nota Fiscal Paulista e também recursos transferidos do Judiciário, são aquelas multas aplicadas pelo Judiciário que os próprios juízes encaminham para entidades. Não só nós somos contemplados, como outras do município. Os recursos são diversas fontes para RH, reformas e compra de equipamentos.

Ao completar 50 anos, a Cofasp inicia uma nova fase de sua história?
Com certeza, porque será um modelo de atendimento, de ação multidisciplinar contando com tantas outras finalidades, não só na área da assistência social, mas agora também na área da saúde. Isso garante muita credibilidade ao projeto e entusiasmo para que os próximos 50 anos seja de muitos frutos para entidade.

Espaço Integrado Cofasp
O objetivo do projeto é ofertar diversos serviços de saúde em um espaço integrado. O ambiente físico foi reformado e adaptado a fim de que se torne possível o desenvolvimento de serviços de odontologia, fisioterapia, psiquiatria, enfermagem, psicologia, serviço social, e esporte a serem ofertados para a população do território local e posteriormente estendido à população municipal. 
A oferta desses serviços acontecerá de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h e de acordo com o aumento e necessidade da demanda. 
As atividades intrínsecas a cada área de atuação serão desenvolvidas por discentes e estagiários e sempre com a supervisão direta de um professor/profissional responsável.
De segunda a sexta-feira haverá a oferta do acolhimento a ser realizado pela assistente social, bem como o cadastramento dos interessados nos serviços que serão ofertados.
Serão realizadas também orientações em relação aos serviços setoriais que são ofertados na área de abrangência e futuramente no município, encaminhamentos para as demais políticas públicas e sociais, visitas domiciliares de acordo com a necessidade e demanda, rodas de conversas com crianças e adolescentes inseridos nas atividades da instituição, palestras para pessoas da comunidade, assim como ações comunitárias que visem a construção do coletivo para a busca da garantia e efetivação de direitos.
Vale salientar que todo o trabalho já desenvolvido até aqui, desde seus primórdios tornaram-se possíveis a partir do voluntarismo de apoiadores do projeto, assim como Padre Eduardo Lima.