Política

Colombano, Zé Horácio e Cabo Santos também podem sair para prefeito



Colombano, Zé Horácio e Cabo Santos também podem sair para prefeito

Mais três candidatos confirmaram estar trabalhando na articulação para disputa ao Executivo. Em sua primeira edição do ano, CIDADÃO trouxe as informações de bastidores sobre outras três candidaturas, podendo o quadro ser fechado, até outubro, com pelo menos quatro candidatos a prefeito.  
O empresário Renato Colombano (Republicanos), o advogado e ex-vereador Zé Horácio (PT) e o policial militar aposentado Ailton Santos, o Cabo Santos (PSL), confirmaram essa semana a pré-candidatura ao Paço Municipal “Massanobu Rui Okuma”. Os três já trabalham na articulação para a composição de chapa. 
 

 COLOMBANO 

 COLOMBANO 

Há tempos o nome de Colombano é trabalhado para as eleições municipais. Em 2012 ele já era cotado para assumir o Executivo Municipal, porém decidiu disputar uma vaga no Legislativo e pesquisas indicavam que ele seria um dos mais votados daquelas eleições. Manobras de alguns de seus “companheiros”, acabaram lhe tirando sufrágios e o deixando de fora da Câmara, mesmo com uma expressiva votação. 
Em 2016 seu nome voltou a estar em evidência. Convidado por Ana Bim para ser seu candidato a vice, Colombano chegou a recusar a proposta, já que tinha praticamente fechado uma dobrada com o advogado Henri Dias, mas no final, Henri foi para a chapa da então prefeita e o empresário decidiu ficar de fora das eleições. 
Quatro anos depois ele volta ao cenário e pode se estabelecer como a chamada terceira via.  “O que posso afirmar é que sou pré-candidato a prefeito. Estamos fortalecendo o partido e já temos bons nomes para o Legislativo, com novas lideranças, representantes de bairros e uma visão diferente de política. As articulações acontecem a todo momento, mas ainda é cedo para falar em uma composição”, cravou o empresário. 
Além dele, seu partido também tem nas fileiras a ex-dirigente de ensino Adélia Meneses, que também se posiciona como pré-candidata ao Executivo. 
 

ZÉ HORÁCIO

ZÉ HORÁCIO

Militante antigo das fileiras petistas José Horácio de Andrade se elegeu vereador por duas vezes, uma no mandato do então prefeito Milton Leão – de 1989 a 1992 – e a segunda na gestão do saudoso Newton Camargo – de 2001 a 2004. Combativo, ele se destacou à época por ser “polêmico” e por sua luta contra a improbidade. 
Zé Horácio chegou a presidir duas CPIs – Comissões Parlamentares de Inquéritos – na Casa e numa delas, que apurava supostas irregularidades da administração municipal, em 2002, ele chegou a ser acusado de quebra de decoro parlamentar, após uma discussão mais acalorada no plenário. 
Mas este não foi seu único problema por conta de seus discursos enfáticos. Em 2004 ele foi parar na justiça após chamar o então prefeito Adilson Campos – que assumiu após a morte de Carmargo – de mentiroso e canalha. Sustentado pela imunidade parlamentar, no entanto, ele foi absolvido das denúncias por calúnia e difamação. 
Tentamos contato com ele via telefona, mas não obtivemos sucesso até o fechamento desta edição. 
 

CABO SANTOS 

CABO SANTOS 

Presidente do PSL, partido pelo qual Jair Bolsonaro foi eleito, Cabo Santos ganhou notoriedade pelas redes sociais. Sua postura crítica e de cobrança aos poderes Executivo e Legislativo lhe renderam milhares de seguidores, que interagem em seus posts, em vídeo ou imagens. 
Apesar de atrair o público, sua postura na rede também lhe trouxe processos. Em um deles ele chegou a ser condenado ao pagamento de R$ 5 mil por um vídeo que fez. Ele também responde a um processo por ter chamado o vereador Murilo Jacob (PL) de imbecil em um grupo de WhatsApp.   
Nas eleições de 2016 ele se candidatou a vereador, mas mesmo estando entre os mais cotados, acabou não conseguindo converter seus seguidores em eleitores e ficou de fora do Palácio 22 de Maio, com 427 votos. Para este ano, no entanto, além de sua expressividade na internet, o PM aposentado conta com o chamado “efeito Bolsonaro”. 
“O futuro pertence a Deus, se houver um clamor popular, por falta de opções, disputarei a Prefeitura de Fernandópolis. Já tenho o aval da executiva do partido e vamos trabalhar nesse sentido”, disse ele. 
 

3, NO MÁXIMO, 4 

Na primeira edição deste ano CIDADÃO trouxe as negociações que ocorrem nos bastidores para o lançamento de outras três candidaturas paras as eleições do dia 4 de outubro deste ano. 
Pelos dois principais grupos políticos da cidade estão, de um lado o prefeito André Pessuto (DEM) que deve ir para a reeleição ao lado de Paulo Okuma (sem partido) e do outro as duas opções do PSDB, Gilmar Gimenes e Zambon tendo Avenor Bim (PSD) como vice. Além dos dois grupões, o PTB de Henri Dias já havia anunciado que ele disputaria a eleição para prefeito. 
Apesar da grande quantidade de pré-candidatos, cenário deve se afunilar, como aconteceu em anos anteriores. Com pesquisas nas ruas se chegará as composições fechando três, no máximo quatro chapas para as eleições majoritárias. 
 

Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt