Na semana que antecede o Dia Mundial de Combate a Aids (1º de dezembro) o Cadip - Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias - de Fernandópolis de Fernandópolis desenvolve ação com testagem rápida e orientações em diferentes pontos da cidade, para alertar sobre a doença que ainda segue rotina de contágio.
Este ano, 15 novos casos de HIV/Aids foram diagnosticados em pacientes residentes no município. É um número menor na comparação com os últimos anos. Em 2022, foram 31 diagnósticos positivos. Atualmente, 450 pacientes estão em tratamento cadastrados na Unidade que abrange 13 municípios da microrregião.
As ações de alerta e prevenção ao vírus HIV/Aids iniciaram no último dia 21 e seguem até o dia 02 de dezembro. O destaque da campanha é feito por meio de orientações e testagem rápida para HIV e Sífilis.
Os profissionais da saúde já passaram pelo Almoxarifado da Prefeitura, Universidade Brasil, Centro Dia Idoso, Couros Premium e FEF realizando os exames que também estão disponíveis o ano todo no Cadip e em todas as unidades de Saúde do município, gratuitamente.
O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico do indivíduo, porém existe tratamento para controle da doença. Ele pode ser transmitido através de relações sexuais sem o uso de preservativos, pelo compartilhamento de seringas, agulhas e outros materiais contendo sangue contaminado, assim como da mãe portadora do vírus para o filho durante a gestação e amamentação quando não são tomadas as devidas medidas de prevenção.
A campanha “Dezembro Vermelho” vem para alertar sobre o vírus HIV/Aids que ainda está contaminando pessoas, 43 anos após ter sido detectado os primeiros casos no Brasil.