Saúde

Com 90% da população adulta vacinada, cidade vê cair contágio, internações e mortes por Covid



Com 90% da população adulta vacinada, cidade vê cair contágio, internações e mortes por Covid

Fernandópolis já atingiu 90% da população adulta vacinada contra a Covid-19 com ao menos uma dose dos imunizantes da Coronavac, AstraZeneca, Pfizzer e Janssen. Nesta semana foi iniciada a imunização de jovens de 18 a 24 anos. As unidades básicas de saúde aplicaram esta semana, entre primeira e segunda dose, cerca de 5 mil doses de vacina.
Os números atualizados no início da tarde desta sexta-feira, 13, pelo vacinômetro do governo do Estado apontava que Fernandópolis já tinha aplicado 77.289 doses, sendo 52.066 (primeira dose), 23.744 (segunda dose) e 1.479 (dose única). 
De acordo com IBGE a população estimada de Fernandópolis é de 69.402 habitantes. A chamada população adulta, acima de 18 anos corresponde a 81% do total da população, cerca de 56 mil habitantes. Com base nessas projeções, Fernandópolis já atingiu o índice de 90% da população adulta vacinada com ao menos uma dose da vacina.
Apesar disso, a Saúde está mobilizada para encontrar cerca de 500 pessoas que não retornaram ainda para tomar a segunda dose da vacina. “Esse pessoal precisa completar a imunização”, alertou o secretário de Saúde do município Ivan Veronesi. Ele apelou ainda a quem ainda não tomou a vacina que procure as unidades de saúde para se vacinar. "A “maioria dos óbitos registrados são de pessoas que não estavam imunizadas”. 
Para a semana que vem, a partir do dia 18, está previsto iniciar a vacinação de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, começando por jovens de 16 e 17 anos com comorbidades. A expectativa é que até o início de setembro todo esse grupo já tenha recebido a primeira dose da vacina. 
QUEDA
O avanço da imunização começa a refletir nos números da pandemia. Pela segunda semana seguida, Fernandópolis apresenta redução no número de casos positivos e da média diária, incluindo também o de casos suspeitos. O número de casos ativos vem caindo dia a dia. Na quinta-feira caiu para 123 casos. Há 15 dias era de 371.  
A semana entre os dias 6 e 12 de agosto, o número de óbitos caiu para sete, contra 11 da semana anterior.
O secretário de Saúde de Fernandópolis Ivan Veronesi revelou que depois de muito tempo a UPA – Unidade de Pronto Atendimento – exclusiva para atendimento de síndromes gripais e casos de Covid, não registrou nenhuma pessoa internada.
A Santa Casa voltou a registrar ocupação de leitos abaixo de 100%, o que não ocorria desde fevereiro. No boletim desta sexta-feira, 13, a Unidade de Covid do hospital registrava 13 pessoas internadas em leitos de UTI, de um total de 16 vagas disponibilizadas, 10 no SUS e seis de leitos contratados pela prefeitura, o que representa ocupação de 81%. Na enfermaria, dos 13 leitos disponíveis, sete estavam ocupados. 
Com a queda no número de internações, a Secretaria Municipal de Saúde já estuda outra estratégia. “Não podemos desmobilizar a estrutura montada na UPA, onde contamos com leitos de UTI e usina de oxigênio. Estamos estudante uma segunda via de opção para atendimento dos casos clínicos, fora da covid, que foram transferidos para UBS do Por do Sol”, comentou Veronesi.