A operadora VIVO já começou a liberar a internet 5G para seus clientes em Fernandópolis. Em quatro regiões da cidade (veja no mapa) já é possível receber o sinal 5G.
Para ativar a internet 5G, a VIVO utiliza estrutura de antenas já instaladas na cidade e que são compatíveis com a nova geração da internet móvel, uma delas na área central da cidade em seu prédio na Rua Rio Grande do Sul.
No total, são sete antenas em diferentes pontos da cidade que transmitem o sinal para a área próxima. Para atingir 100% da cidade, a operadora terá que instalar novas antenas. As outras operadoras ainda não possuem nenhuma antena compatível com a nova geração e operam com a internet 4G.
As operadoras de telefonia e internet tem prazo até o final de 2029 para ativar a tecnologia em todas as cidades, prazo estabelecido no edital do leilão do 5G da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações.
Desde o final do ano passado, as operadoras já estavam autorizadas a ativar a faixa 5G standalone (SA), mais conhecido como 5G puro.
O 5G standalone (autossuficiente, em inglês) ou SA, também é conhecido como a versão "pura" da quinta geração de internet móvel. As vantagens dessa tecnologia é velocidades de download e upload , melhor desempenho da rede em áreas com muita gente, como estádios. segurança end-to-end melhorada. maior eficiência energética, entre outras vantagens.
Enquanto a velocidade do 4G no Brasil é de cerca de 19,8 Mbps, a do 5G pode alcançar velocidades entre 1 e 10 Gbps, o que representa um aumento de 100 vezes ou mais em relação ao 4G.
Segundo a Anatel, apenas 18% das cidades têm antenas compatíveis com a nova geração da internet móvel.
Cronograma de Liberação da Faixa de 3,5GHz em FERNANDÓPOLIS – SP
População: 73.286
Liberação da faixa de 3,5 GHz
Prazo: junho/2025
Liberação: Dezembro/2023
Ativação da rede 5G
Prazo: Dezembro/2029
Entrada em operação: Setembro/2024
Operadoras com 5G: VIVO