Saúde

Com casos em queda, Fernandópolis libera quarta dose da vacina para pessoas com 35 anos



Com casos em queda, Fernandópolis libera quarta dose da vacina para pessoas com 35 anos

Os boletins semanais com o número de casos de Covid-19 em Fernandópolis deixaram de ser divulgados em julho, mas a cidade fechou o mês com 777 casos positivos conhecidos e com o registro de quatro mortes.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde, a pedido do jornal CIDADÃO e Rádio Difusora FM. Foram notificados 2.386 casos, 777 deram resultado positivo para a Covid e 1.509 negativos. Esses dados referem-se às pessoas que foram atendidas nas Unidades Básicas de Saúde. 
A decisão de não divulgar mais boletins foi tomada pelo Comitê de Contingência sob argumento que o número em si não representa o quadro real, já que muitas pessoas estão realizando o teste de Covid comprado em farmácia e, se dá positivo, não notifica o caso à Vigilância Epidemiológica. Assim, os números divulgados (777 positivos em julho) são de casos notificados pela Saúde. 
Apesar desse fato, o número divulgado mostra uma tendência de queda no número de contágio na cidade na comparação com mês de junho quando foram registrados 1.662, queda de 53% (veja gráfico). 
VACINAÇÃO
A quarta dose da vacina contra Covid-19 para pessoas com 35 anos ou mais já está disponível rede pública de saúde em Fernandópolis. O imunizante pode ser aplicado após 4 meses da terceira dose. As doses de reforço são essenciais para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos no organismo, isso reduz a chance de um desfecho mais grave em caso de Covid-19.
“A demanda para dose adicional no público de 40 anos ou mais diminuiu e por esse motivo, visto que as unidades dispõem de vacinas, demos início a população com mais de 35 anos”, comentou a enfermeira responsável pelo Programa de Imunização, Kelgissane Bruzzão Franco da Silva.
A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis destaca a importância de estar em dia com o calendário vacinal, lembrando que no ato da vacina é importante que a pessoa esteja munida dos documentos pessoais, além da carteirinha de vacinação da covid-19.
Em Fernandópolis todas as Unidades de Saúde já estão aplicando as doses das 09h às 13h e na Central da Saúde das 08h às 14h.
A quarta dose está liberada para pessoas acima de 35 anos, após 4 meses da terceira dose, profissionais de saúde e pacientes imunossuprimidos. A terceira dose: após 4 meses da segunda dose, a partir de 12 anos e primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos