Política

Com dois projetos aprovados, Câmara abre o último mês do primeiro semestre legislativo



Com dois projetos aprovados, Câmara  abre o último mês do primeiro semestre legislativo

A primeira sessão de junho, que fecha o primeiro semestre legislativo, antes do recesso de julho, aconteceu na tarde de hoje, 1º, e teve a votação de dois projetos em regime de urgência. As sessões continuam ocorrendo às 12 horas, com restrições por conta da pandemia. O presidente Gustavo Pinato (DEM) disse que após o recesso de julho, a Câmara deve voltar com as sessões noturnas.

Um dos projetos aprovados em regime de urgência abria crédito para Educação com recursos do Fundeb da ordem de R$ 4,1 milhões. Outro projeto tratava das licitações e contratos administrativos que prevê a possibilidade de inversão das fases dos procedimentos licitatórios o que permite a análise da documentação da empresa vencedora com o melhor preço.

Na tribuna passaram vários vereadores comentando requerimentos e indicações.  A vereadora Janaina Alves (PP) explicou na tribuna a abertura do atendimento clínico não covid na Escola Angelo Finoto, ao lado da UPA permitindo que a Unidade de Pronto Atendimento fique exclusiva para atendimento Covid incluindo 9 leitos de UTI e 12 de enfermaria.

A UPA também foi objeto de requerimento do vereador João Paulo Cantarella (MDB) sobre procedimentos de transferências de pacientes. O vereador questionou também o número de óbitos registrados na UPA, quantos aguardavam vaga de transferência para hospitais e sobre o procedimento de funcionamento do CROSS – Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde. O vereador lembrou dos leitos prometidos pelo governo estadual para a Santa Casa, “promessa não cumprida”, e que pode ter contribuído para essas mortes.

Cabo Santos (Solidariedade), João Luiz Garcia (PTB), Partor Claudenilson (PSC), João Pedro Siqueira (PSDB), Julinho Barbeiro (PP), Daniel Arroio (PSD) e Jeferson Paiva (DEM), também usaram a tribuna na sessão com diferentes assuntos.