Saúde

Com estoque crítico, Hemocentro refaz apelo a doadores de sangue



Com estoque crítico, Hemocentro refaz apelo a doadores de sangue

“Estamos com o estoque de sangue em nível crítico e precisamos de doadores”. O apelo foi feito nesta quarta-feira, 27, pela médica hematologista Dra. Brígida do Amaral Botelho Prudencio. Ela  alerta para o risco de colapso com a falta de sangue.

A situação, que já era critica antes da pandemia do coronavírus, piorou. “Houve uma queda vertiginosa de doadores. Estamos colhendo média de 118 a 20 bolsas por dia, quando o mínimo teria que ser mais de 30”, afirmou a médica. Na segunda-feira, feriado antecipado de 9 de julho, foram atendidos apenas 8 doadores.

Ela lembra que o hemocentro é responsável pelo fornecimento de sangue para os principais hospitais da região, incluindo o Hospital de Amor de Jales. “Cirurgias e doenças não estão de quarentena. Temos pessoas que precisam de sangue para sobreviver”, disse a médica.

“As pessoas precisam entender que ninguém pega o coronavírus indo doar sangue. O Hemocentro não é hospital. A doação é segura”, lembrou a Dra. Brígida. A unidade do Hemocentro publicou apelo nas redes sociais (veja abaixo)