Saúde

Com intervalo reduzido, dose de reforço da vacina já está disponível na UBSs



Com intervalo reduzido, dose de reforço da vacina já está disponível na UBSs

Fernandópolis segue a decisão do Estado, que reduziu de cinco para quatro meses o intervalo para a terceira dose da vacina contra a Covid. A dose de reforço está disponível para toda população adulta nas UBSs – Unidades Básicas de Saúde – do município.

Para receber o imunizante é preciso ter completado quatro meses ou mais da segunda dose, para as pessoas que receberam os imunizantes Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.

Já para as pessoas que foram vacinadas com a Janssen (dose única), a orientação é que o reforço seja feito no período mínimo de 2 meses com vacina da fabricante Janssen e, na falta dela, a Pfizer.

O estado de São Paulo ainda aguarda o envio de doses do imunizante Janssen. Em Fernandópolis foram aplicadas 1482 vacinas da Janssen e, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a maior parte desse público está procurando a unidades para receber o reforço da Pfizer.

A imunização é realizada de segunda a sexta, das 09h às 13h, de acordo com o fornecimento feito pela Secretaria Estadual de Saúde. Quem ainda não completou o período determinado para a dose reforço deve ficar atento e procurar uma Unidade de Saúde assim que estiver apto para a vacinação.  Até o presente momento não há recomendação de dose adicional em pessoas de 12 a 17 anos.

Até ontem, Fernandópolis já tinha imunizado cerca de 60 mil moradores com a primeira dose e 57,5 mil com a segunda dose ou dose única. A terceira dose já foi aplicada em 11,3 mil pessoas.