Religião

Com novo decreto, igrejas podem abrir a partir desta segunda



Com novo decreto, igrejas podem abrir a partir desta segunda

O Artigo terceiro do decreto municipal publicado nesta segunda-feira, 1, pelo prefeito André Pessuto, considera como essenciais as atividades religiosas de qualquer natureza, desde que obedecidas as determinações do Ministério da Saúde. Vale ressaltar que a capacidade operacional de todos os estabelecimentos, não deve ultrapassar os 20% autorizados pelo decreto. Quanto a distribuição dos fieis nas igrejas, a recomendação é de que seja resguardado uma área de quatro metros quadrado por pessoa em seu interior, limitando-se a capacidade total, por culto em 100 pessoas.

Pastores confirmaram ao CIDADÃO que reabrirão as congregações já a partir desta segunda. Outros, disseram que ainda não decidiram porque precisam levar em consideração uma série de fatores relacionados a preservação da saúde dos fiéis. Em ambos os casos, os pastores entrevistados ressaltaram a importância de seguir todas recomendações explicitas no decreto municipal.

A igreja católica, por sua vez, informou que só deverá se posicionar sobre a reabertura das paróquias a partir da próxima quarta-feira, 3, após realizar uma reunião regional com o bispo Dom José Reginaldo Andrieta.

Veja abaixo o que é permitido na fase 2 da flexibilização: