Saúde

Com vacina contra Covid-19 já na fase final, cresce preocupação com plano de imunização



Com vacina contra Covid-19 já na fase final, cresce preocupação com plano de imunização

Em fase avançada de testes, pelo menos sete vacinas contra a Covid-19 entram no cenário internacional como eficientes no combate ao vírus. Das candidatas mais promissoras, o Brasil tem contratos de transferência de tecnologia assinados com duas farmacêuticas, ainda que o tema, em relação à iniciativa chinesa, esteja nebuloso devido às interferências políticas. Esta semana, o governo federal reuniu-se com outras cinco empresas a fim de assinar memorando de intenção de compra. O cenário é promissor, mas a discussão em torno da vacina precisa ser aprofundada desde já, alertam especialistas.

Mesmo longe de ser uma solução imediata, o imunizante terá capacidade de mudar o cenário pandêmico e servir como estratégia de saúde pública internacional.

Nessa necessidade de ter um direcionamento mais amplo do que somente aguardar o registro de uma vacina, há a preocupação da elaboração de um plano de imunização a nível Brasil.

O Ministério da Saúde já apresentou os eixos do Plano de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, que, no entanto, não possui detalhamentos sobre público-alvo, logística de armazenamento e esboço de um cronograma.

Até agora, já foram identificados 10 eixos prioritários para estabelecer como será a vacinação contra a Covid-19. Neles, estão incluídas a identificação dos grupos de maior risco; consideração do perfil da vacina que inclui requisitos como faixa etária na qual está registrada e que é mais eficaz, esquema de vacinação, dados de segurança, tipo de frasco, duração da vacina após o frasco aberto, condições de armazenamento; monitoramento pós-vacinação, analisando necessidade de se reforçar a dose anualmente e avaliar efeitos colaterais, entre outras análises.