Geral

Com volta das chuvas, conta de luz terá bandeira verde em dezembro



Com volta das chuvas, conta de luz terá bandeira verde em dezembro

A Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica -  anunciou nesta sexta-feira, 29, que as tarifas de energia elétrica terão bandeira verde em dezembro, sem cobrança da taxa extra.

Tarifas tiveram cobrança adicional em novembro, com a vigência da bandeira amarela. Agora, não haverá mais a cobrança de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos.

A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional.

Com a volta das chuvas, a Aneel diz que houve melhoria nas condições de geração de energia. O período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, diminuindo o custo de geração de energia.

De acordo com o ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico – o volume útil das usinas hidrelétricas no Rio Grande aumentou este mês. A Usina Mascarenhas de Morais, a primeira do sistema Grande está com volume útil disponível para geração de energia em 84,9%. A usina de Marimbondo em Icem está com 64% e a de Água Vermelha em Ouroeste com 42%. Ilha Solteira no sistema Paraná está com 61%.

A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024. Na época, ela foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha - patamar 1, em setembro, vermelha - patamar 2, em outubro, e amarela em novembro.

O sistema foi criado em 2015. Aneel determina qual a bandeira em vigor de acordo com as condições para geração de energia elétrica e o objetivo é indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil.