Saúde

Começa a aplicação da terceira dose contra Covid para o público a partir de 18 anos



Começa a aplicação da terceira dose contra Covid para o público a partir de 18 anos
Médico foto criado por freepik - br.freepik.com

Após o anúncio feito pelo Governo do Estado, Fernandópolis iniciou ontem, 18, a aplicação da dose de reforço da vacina contra Covid-19 no público a partir de 18 anos, que tenha tomado a última dose do imunizante há pelo menos cinco meses.

A medida para realização da imunização segue orientação do Ministério da Saúde, que determinou a redução de intervalo para a dose adicional. Portanto, podem tomar a vacina todas as pessoas de 18 a 59 anos que completaram o esquema vacinal (1ª e 2ª dose) há cinco meses ou mais, anteriormente o intervalo mínimo deveria ser de seis meses.

A imunização será realizada de segunda a sexta, das 09h às 13h, de acordo com o fornecimento feito pela Secretaria Estadual de Saúde. Todos os imunizantes que estiverem disponíveis: Pfizer, Coronavac e Astrazeneca poderão ser aplicados, independente do que foi tomado nas duas primeiras doses. Também podem receber a dose adicional, pessoas com alto grau de imunossupressão: pelo menos 28 dias após a última dose do esquema vacinal.

Quem ainda não completou os cinco meses deve aguardar o período indicado e procurar uma Unidade de Saúde assim que estiver apto para a vacinação. Até o presente momento não há recomendação de dose adicional em pessoas de 12 a 17 anos.