A Diretoria Municipal de Saúde de Fernandópolis iniciou nesta segunda-feira, 17, um arrastão de combate à dengue em toda a cidade.
Uma equipe formada por 75 pessoas, entre coordenadores, supervisores, agentes comunitários de saúde da família e de controle de vetores, percorrerá, das 9h às 15h, os bairros: Brasilândia, Cohab Antonio Marin, Loteamento São Luis e os Jardins Brasília, Iguatemi, Barbosa e São Judas Tadeu. Funcionários do Departamento de Obras Públicas acompanharão a equipe fazendo o recolhimento do material. Dando seqüência a campanha, todos os bairros serão visitados de segunda a sexta-feira, no mesmo horário.
De acordo com o coordenador da equipe de controle de vetores Jéferson Efrem Moreira dos Santos, serão 32 duplas na rua, entre agentes comunitários de saúde e de controle de vetores. Eles cobrirão em média, 100 quadras por dia. Durante o arrastão, cada dupla ao chegar à residência, se identificará e, em seguida, dará orientações aos moradores sobre cuidados e providências que devem ser tomadas em relação a limpeza e conservação do imóvel, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Recipientes que possam acumular água serão recolhidos e encaminhados a Acarf (Associação de Catadores de Reciclados de Fernandópolis). Pessoas que guardam materiais recicláveis para a entidade, poderão repassá-los para a equipe da Prefeitura, tendo o mesmo destino.
O objetivo da Prefeitura com a campanha, é conscientizar a população sobre o perigo da doença, eliminar os criadores do mosquito, evitando assim, novos casos. Mas a população precisa dar continuidade a esse trabalho, para que não haja uma epidemia na cidade, revela Jéferson Moreira.
Segundo informações do Estado de São Paulo, os índices de casos de dengue são alarmantes e nossa região é uma das mais afetadas. O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, também é o vetor da Febre Amarela.