Educação

Começa hoje, 01, as inscrições do 2º semestre para o Prouni 2022



Começa hoje, 01, as inscrições do 2º semestre para o Prouni 2022
freepik.com

Começa hoje, 01, o prazo para inscrições no Prouni - Programa Universidade para Todos - do segundo semestre de 2022. Os interessados têm até o dia 4 para finalizar o processo. As inscrições podem ser feitas no site do MEC - Ministério da Educação. O Prouni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em faculdades particulares a estudantes de baixa renda.

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser até três salários mínimos por pessoa. Neste ano, um decreto estabeleceu que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Prouni deve considerar as duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. No Enem, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado zero na redação.

Até então, a regra em vigor era que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa. Com essa mudança, os candidatos podem ter prestado o Enem 2021, realizado em novembro do ano passado, ou o Enem 2020, que foi aplicado em janeiro de 2021. Esta edição também pode ampliar o acesso de estudantes de escolas privadas não bolsistas ao programa.

Calendário

Inscrições: de 1º a 4 de agosto

Resultado da 1ª chamada: 8 de agosto

Comprovação de informações da 1ª chamada: 8 a 17 de agosto

Segunda chamada: 22 de agosto

Comprovação de informações da 2ª chamada: 22 a 31 de agosto

Lista de espera: 5 e 6 de setembro

Resultado da lista de espera: 9 de setembro.