Agricultura e Pecuária

Começa hoje, 1, segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa



Começa hoje, 1, segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

Teve início hoje, 1, em todo o país, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. De acordo com a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, devem ser vacinadas 5 milhões de cabeças, entre bovinos e bubalinos com zero a 24 meses de idades. O prazo para imunização do rebanho se encerra no dia 30 de novembro e o produtor tem até o dia 7 de dezembro para comprovar a vacinação, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A vacinação de outros animais é proibida.

As vacinas devem ser adquiridas nos estabelecimentos cadastrados junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Assim, no momento da compra, o volume adquirido pelo criador é transferido, por meio do sistema, para o estoque da propriedade, o que facilita a declaração da vacinação. A legislação proíbe o uso de vacinas adquiridas em etapas de vacinações anteriores.

A declaração da vacinação deve ser realizada, de preferência, por meio eletrônico, através do Gedave, no endereço www.gedave.sp.gov.br. Quando não for possível, o produtor poderá acessar a declaração manual na internet, em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/getdocdoc.php?idform=360 e encaminhá-la por e-mail. Em último caso, o produtor poderá entrar em contato com as regionais de Defesa Agropecuária. Os telefones e endereços eletrônicos estão disponíveis em www.defesa.agricultura.sp.gov.br

Devem ser declarados todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como equídeos (equinos, asininos e muares), suídeos (suínos, javalis e javaporcos), ovinos, caprinos e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).

Deixar de vacinar e de comunicar a vacinação sujeita o criador a multas de 5 Ufesps (145,45 reais) por cabeça por deixar de vacinar, e 3 Ufesps (87,27 reais) por cabeça por deixar de comunicar. O valor de cada Ufesp - Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é 29,09 reais.