Emprego

Comércio e Serviços garantem saldo positivo no fechamento do terceiro trimestre do ano



Comércio e Serviços garantem saldo positivo no fechamento do terceiro trimestre do ano

Fernandópolis fechou o terceiro trimestre do ano contabilizando abertura de 94 postos de trabalho com carteira assinada em setembro. O saldo é resultado de 711 contratações e 617 demissões em setembro, conforme dados do novo Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Emprego e Trabalho. O resultado é melhor que o registrado em setembro de 2022, com 42 empregos criados.

No trimestre (julho, agosto e setembro) o saldo foi positivo, apesar do resultado negativo registrado em julho (-5). Com o bom desempenho em agosto e setembro, o trimestre fechou com saldo positivo de 139 empregos criados. No acumulado do ano, Fernandópolis tem saldo de 599 vagas abertas com carteira assinada. Foram 6.529 contratações e 5.930 demissões.

Dos cinco setores da economia, Comércio e Serviços foram os que mais contribuíram para o saldo positivo. O comércio voltou a contratar e fechou o mês com abertura de 49 vagas. Já o setor de serviços que vinha de bom resultado em agosto, manteve a média e abriu mais 40 vagas. Construção Civil, com 17 vagas abertas e agropecuária com duas fecharam o saldo positivo do mês. Apenas a Indústria fechou postos de trabalho por causa da aproximação do fim da safra de cana, tendência que deve aumentar nos próximos meses.

O setor de Serviços segue como maior empregador e com o saldo de setembro rompeu a marca de 6 mil empregos. Agora o setor acumula 6.004 trabalhadores empregados com carteira assinada. O comércio emprega 5.364 trabalhadores, seguido pela indústria com 3.425, construção civil com 861 e agropecuária com 497.

A quantidade de vínculos empregatícios na cidade é de 16.151 até setembro, de acordo com os dados do Novo Caged.