Economia

Comércio e shopping voltam na 2ª e cidade já quer avançar para “zona amarela”



Comércio e shopping voltam na 2ª e cidade já quer avançar para “zona amarela”
Fases do projeto de flexibilização do governo do Estado de São Paulo

Após dois meses de quarentena imposta por conta da pandemia do coronavírus, o governo do Estado anunciou o plano denominado “retomada consciente” com a flexibilização de setores da economia a partir de segunda-feira, 1º de junho.

No plano anunciado pelo governo, Fernandópolis e a região noroeste estão na fase 2, a chamada “zona laranja”, onde já estão liberados alguns serviços com restrições, como as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio em geral e o Shopping Center, seguindo rigoroso protocolo de segurança. O uso de máscaras continua obrigatório para todas as pessoas.

Após o anuncio do governador na quarta-feira, o prefeito André Pessuto reuniu o Comitê de Crise Econômica na manhã de quinta-feira e aguardava o decreto do governador e parecer da Procuradoria Geral do Município para adotar as medidas necessárias, já que o governador João Dória repassou aos prefeitos a autonomia para autorizar a retomada gradual do atendimento presencial ao público de serviços e atividades não essenciais. “Vamos seguir o decreto estadual e na segunda-feira pode sair um novo decreto do prefeito André Pessuto”, informou o secretário de Comunicação Paulo Boaventura.

A prefeitura de Fernandópolis deve encaminhar oficio ao governo do Estado mostrando que a cidade já está apta para avançar para a fase 3 do Plano de Flexibilização, que neste caso, já inclui bares e restaurantes.

O presidente da Acif – Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis – Mateus Morales defendeu a intenção de flexibilizar o máximo de atividades possível. “Lembrando sempre de todos os protocolos de saúde e segurança que devem ser seguidos rigorosamente, pois o programa de flexibilização do estado prevê a evolução da abertura de estabelecimentos e também a regressão, caso haja aumento nos números de infectados”, comentou.

O próprio governador lembrou que não titubeará em dar um passo atrás se a situação piorar. "Quero alertar, no entanto, que a retomada consciente parte de todos e estaremos acompanhando dia a dia. Se tivermos que dar um passo atrás, retomar medidas, que estaremos flexibilizando, não evitaremos", afirmou Dória.

Fernandópolis vem adotando uma quarentena mais flexível desde o início do mês quando foi liberado o funcionamento do comércio drive thru (atendimento na porta) e barbearias e salões de beleza com atendimento com hora marcada e sem aglomeração.

Na opinião do médico infectologista Márcio Gaggini, que coordena o Comitê de Contingenciamento do Coronavírus, a cidade já está preparada para avançar na flexibilização, apesar da curva ascendente de novos casos de Covid-19. Em entrevista ao CIDADÃO (leia na página 11-A) ele diz que esse aumento já era esperado e um dos fatores é o aumento da capacidade de testagem da população. No quesito da ocupação de leito hospitalar ele diz que é baixo.

Comércio reabre na segunda-feira para atendimento presencial

FASES

O plano de retomada da economia anunciado pelo governo está dividido em cinco fases representada por cores. A vermelha, que engloba municípios da Grande São Paulo e litoral é de alerta máximo, fase de contaminação com liberação apenas de serviços essenciais. A fase 2 (laranja) é de controle. É uma fase de atenção com eventuais liberações. A maior parte dos municípios do Estado estão nessa fase, incluindo Fernandópolis e os demais 101 municípios da região de Rio Preto. A fase 3 (amarela) já envolve municípios das regiões da Barretos, Presidente Prudente e Bauru e indica uma fase controlada, com maior liberação das atividades. A fase 4, a verde, será adotada quando o Estado entrar na chamada fase decrescente de casos e terá menos restrições. É nesta fase que está prevista a liberação de academias. Por fim, a fase 5 (azul) - que prevê a abertura de todos os setores econômicos, incluindo espaços públicos, teatro, cinemas e atividades que promovam aglomeração, incluindo eventos esportivos - será adotada no momento em que a pandemia estará controlada podendo ocorrer a liberação de todas as atividades com protocolos.

O governo explica, citando o caso dos shoppings centers. "Seria um fluxo em torno de 20% da capacidade original, respeitando o distanciamento de 1,5 metro, horário reduzido (funcionamento de quatro horas) e limitação do uso de praças de alimentação", detalhou.

A fase 3, que o governo não detalhou quando iniciará, permite a abertura, com restrições, de bares, restaurantes e similares, além de salões de beleza. As academias só poderão abrir na fase 4. Já a fase 5, prevê a abertura de todos os setores econômicos, incluindo espaços públicos, teatro, cinemas e atividades que promovam aglomeração, incluindo eventos esportivos.