Economia

Comércio vai manter horário especial em dezembro; Acif cancela “Presépio Vivo”



Comércio vai manter horário especial em dezembro; Acif cancela “Presépio Vivo”

A 48 dias do Natal, o comércio já olha com esperança para o período na expectativa de compensar as perdas com a pandemia do coronavírus. “A expectativa é gigantesca para esse Natal. Alguns números demonstraram que as vendas aqueceram em outubro e neste começo de novembro e esperamos ter um Natal muito bom”, diz Mateus Morales, presidente da Acif – Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis.

Mas, não será um Natal como manda a tradição. Apesar da curva decrescente de contágio, o momento exige cautela e por isso o Natal não terá nenhum evento que possa gerar aglomerações.

“O momento ainda exige cautela. Estamos montando um plano de ação para repassar aos nossos associados, apesar de todos já saberem os cuidados que devem ser adotados e nós vamos trabalhar em uma campanha institucional, pedindo que os lojistas decorem suas lojas, para atrair de forma consciente os clientes”, enfatiza Morales, lembrando que outros países, especialmente a Europa já vivem uma segunda onda de contágio.

De acordo com o presidente, o comércio vai manter a tradição de abertura à noite, até as 22 horas, a partir de 10 de dezembro, mas não estimulará e nem realizará nenhum evento que possa resultar em aglomeração de pessoas.

“No ano passado a Acif, juntamente com a prefeitura e Paróquia Santa Rita, organizou o presépio vivo. Infelizmente este ano vamos dar uma pausa no presépio vivo. Vai ficar para o Natal do ano que vem. É um evento que gera grande aglomeração, com a participação de dezenas de voluntários, que são idosos ou estão em grupos de risco do coronavírus. Decidimos pela saúde, por respeito a todos que sofreram muito nesta pandemia, em não organizar e nem incentivar ninguém organizar qualquer tipo de evento que gere aglomeração”, reforçou durante entrevista à Rádio Difusora/CIDADÃO.

Sobre o horário estendido do comércio para o Natal, o presidente entende que será uma forma de oferecer mais tempo aos consumidores, evitando aglomerações típicas de fim de ano.

“Todos os comerciantes, que sofreram no início da pandemia, sabem os procedimentos que devem adotar exatamente para evitar uma segunda onda. Todas as lojas estarão preparadas para receber os consumidores para as compras de Natal, com toda a segurança, seguindo os protocolos da Saúde. O cuidado é essencial”, enfatizou. Assim como outros eventos neste ano, a prefeitura deve anunciar também a suspensão do “FerNatal” na praça.

PRESEPIO VIVO

O projeto do “Presépio Vivo” colocado em prática no Natal de 2019, organizado pela Acif em parceria com a Paróquia Santa Rita e Prefeitura, foi um grande sucesso e atraiu gente de toda a região. Havia grande expectativa para este ano. Logo no início do ano foi realizada uma primeira reunião para organizar o evento, mas chegou a pandemia e o projeto, como vários outros eventos, precisaram ser abortados.

O professor de teatro Fábio Sanches foi quem coordenou o projeto que no ano passado reuniu cerca de 70 voluntários, pessoas de todas as idades, inclusive um bebê que representou o menino Jesus.

“Foi um marco na história da cidade. Um sonho planejado e realizado a várias mãos que se uniram em torno de um único propósito: encantar, emocionar e transformar corações”, disse na época.

O projeto que contou com a representação da cidade de Belém no nascimento de Jesus, com todos os detalhes, figurantes com roupas da época, os animais, levou as pessoas a experimentarem a sensação de voltar no tempo sem conter a emoção.