Geral

Comunidade comemora hoje o dia de Santo Expedito com celebração online e benção drive thru



Comunidade comemora hoje o dia de Santo Expedito com celebração online e benção drive thru

Hoje, 19, os católicos celebram o dia de Santo Expedito, conhecido por ser o Santo das causas justas e urgentes. Se não fosse a pandemia de Covid-19, a comunidade estaria preparando uma grande celebração para recepcionar os fiéis de toda a cidade para prestar louvor ao santo de devoção e também haveria um momento festivo com a quermesse, tão tradicional.

Porém, tudo precisou ser adaptado à nova realidade. De acordo com o pároco da comunidade Santo Expedito de Fernandópolis, Eduardo Lima, foi necessário fazer adaptações para esse momento. “Como não é possível a presença dos fiéis, todos os momentos celebrativos – as missas -, serão transmitidas ao vivo, pelas mídias da Paróquia Santo Expedito, no Facebook e canal do Youtube”

A celebração em louvor ao santo acontece hoje, 19, às 19h pelas redes sociais da paróquia, e, após a missa, os fiéis poderão passar com os carros pelo pátio da igreja para receberem a bênção”. Lembrando que não será permitido que as pessoas saiam dos carros.

Conhecido por ser o Santo das causas justas e urgentes, como conta a lenda em torno da história de devoção a este santo, um espírito maligno apareceu para ele em forma de corvo dizendo "Crás! Crás! Crás", que no latim significava "Amanhã! Amanhã! Amanhã". Expedito pisoteou o corvo, o esmagou e gritou "Hodie", que quer dizer "Hoje!".

“Portanto, me parece que nada é mais justo e urgente que o fim da pandemia. Fim deste tempo de incerteza, angustia, aflição, de doença – Covid e outras decorrentes do estresse, das dificuldades econômicas e sociais consequentes da pandemia. Nada mais justo e urgente que saúde para o mundo”, finaliza o padre.