Religião

Comunidade Santo Antônio realiza missas diárias de preparação para dia do padroeiro



Comunidade Santo Antônio realiza missas diárias de preparação para dia do padroeiro

A Comunidade Santo Antônio de Fernandópolis, localizada no bairro Corinto, iniciou no último dia 31 de maio a ‘Trezena de Santo Antônio’. Trata-se de um período de 13 dias que antecede o dia do santo padroeiro com celebrações especiais. A igreja pertence à Paróquia São Bernardo.
“Na primeira celebração realizamos a entrada solene da imagem de Santo Antônio e a coroação de Nossa Senhora, pelo encerramento do mês de maio, mês de Maria”, conta o pároco Valdair Aparecido Rodrigues.
Durante as missas são feitas leituras com as palavras da pregação e de um fato da vida do santo. “A trezena é uma preparação para a celebração do dia de Santo Antônio e durante as missas rezamos pelas famílias, pelos desempregados, pelos enfermos, pelos profissionais da saúde e pelo fim da pandemia”. As celebrações acontecem até o dia 12 de junho às 19h30, com exceção a missa de amanhã, 6, que será às 18 horas.
Apesar de popularmente ser conhecido como casamenteiro, Santo Antônio também é conhecido como protetor dos pobres e o auxílio na busca de objetos ou pessoas perdidas. Assim é Santo Antônio de Pádua, frei franciscano português, que trocou o conforto de uma abastada família burguesa pela vida religiosa.
No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, acontece a celebração de duas missas, às 8h30 e 17h30 e durante todo o dia o Santíssimo ficará exposto ao lado da imagem do santo para que os fiéis possam visitar e fazer suas orações. “Durante as missas haverá a tradicional bênção dos pães que serão distribuídos ao final de cada celebração, assim como Santo Antônio o fazia”.
Além da distribuição dos pães, a comunidade também está com a campanha de venda dos ‘Bolinhos de Santo Antônio’ que tem como objetivo arrecadar recursos para a manutenção dos projetos de caridade da comunidade. Cada kit com 5 bolinhos é vendido pelo valor de R$ 10 e pode ser encomendado pelos telefones 99702-5968/ 98100-8798.
O agendamento para participação presencial nas missas deve ser feito no Escritório Paroquial. Todas as celebrações são transmitidas pelo Facebook e Youtube da comunidade.