Geral

Concessão da Malha Paulista prevê transposição da linha férrea em Fernandópolis



Concessão da Malha Paulista prevê transposição da linha férrea em Fernandópolis

A equipe técnica da empresa Rumo esteve na tarde desta quinta-feira, 12, em Fernandópolis, para uma visita junto com o prefeito André Pessuto (DEM) e o deputado estadual Itamar Borges a uma das áreas onde será realizada transposição de linha férrea com a construção de pontilhões.

A Rumo, operadora de ferrovia responsável pelos serviços logísticos de transporte ferroviário em Fernandópolis e região, está prestes a assinar o aditivo que renova antecipadamente a concessão da Malha Paulista. Com a renovação da concessão haverá investimentos massivos, tanto para aumentar a capacidade da linha tronco como para reduzir os conflitos e interferências da ferrovia com a comunidade.

De acordo com a empresa, as obras estarão espalhadas por todo estado, desde a baixada santista até Santa Fé do Sul. Todos os investimentos estão condicionados à renovação da Malha Paulista. Fernandópolis deve receber duas obras nos próximos anos, uma delas será na rodovia Carlos Gandolfi (em frente ao armazém da Coruripe – próximo à Universidade Brasil) e a outra na avenida dos Ferroviários, região dos Coqueiros. A responsabilidade pelas obras será da Rumo, com apoio da Prefeitura de Fernandópolis.

 “O município começou a se expandir também para a região ‘pós-linha férrea’, e, com isso, precisamos buscar soluções para oferecer melhor mobilidade e segurança nesses trechos”, enfatizou Pessuto.

Para o Deputado Estadual Itamar Borges, as futuras obras trazem segurança aos motoristas. “Um dos trechos liga Fernandópolis a outros municípios da região, entre eles São João das Duas Pontes. O local também recebe grande fluxo de caminhões. Essa obra vai trazer a segurança necessária para as pessoas que utilizam essa via”, destacou Itamar.

O objetivo das obras é melhorar o trânsito de veículos no local, garantir mais segurança para quem utiliza essas vias e também dar mais fluidez aos trens de ferro. Representaram a Rumo na visita a Fernandópolis: Emanoel Tavares Costa Jr - Executivo de Estratégia Institucional; Rodrigo Verardino De Stéfani, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais; Bruno Madalena e Marcelo Rodrigues, Relações Governamentais.