Geral

Concorrência do lixo atrai sete empresas e é suspensa por recurso



Concorrência do lixo atrai sete empresas e é suspensa por recurso

A concorrência da prefeitura de Fernandópolis para contratação de empresa especializada para a coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos domiciliares e coleta seletiva esbarrou em mais um recurso. O processo licitatório com abertura das propostas marcado para esta sexta-feira, 6, foi suspenso por conta de recurso de uma das empreiteiras concorrentes. São sete empresas disputando um contrato que envolve R$ 7,6 milhões por ano. Como a concorrência é no modelo menor valor por lote, o valor final do contrato pode ser menor.

Desde julho quando o edital foi publicado pela primeira vez, a prefeitura sofre com impugnações no Tribunal de Contas do Estado. Por conta disso, a prefeitura precisou republicar o edital com modificações por três vezes.

A disputa atual envolve sete empresas: Monte Azul Engenharia, Litucera Limpeza, Morhena Coleta, Constroeste, Proposta Engenharia, Albano Serviços e Construtora Moraes Brasil.

Logo na abertura dos trabalhos, o presidente da CPL - Comissão Permanente de Licitação, Rafael Vieira Menezes anunciou que comissão havia julgado improcedente o recurso apresentado pela empreiteira Constroeste contra termos do edital e que chegou em cima da hora. A empreiteira apresentou recurso ao prefeito André Pessuto e a decisão deve ocorrer em cinco dias.

A CPL também terá que avaliar as diversas impugnações apresentadas para habilitação das empresas concorrentes. “Cumpridas essas formalidades esperamos ainda este ano poder retomar o processo e abrir as propostas financeiras. Nesta fase agora é apenas a análise das documentações apresentadas”, explicou Menezes.

A disputa envolve dois lotes: o da coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares e disposição final; e a coleta seletiva.

Atualmente o serviço de coleta domiciliar de lixo, transporte e disposição final em aterro sanitário, além da coleta seletiva, é realizado pela empresa Proposta Engenharia. A empresa também está disputa da concorrência por novo contrato.