Emprego

Concurso do IBGE tem 73 vagas para Fernandópolis



Concurso do IBGE tem 73 vagas para Fernandópolis

O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - publicou nesta quinta-feira, 18, o edital de abertura de processo seletivo para contratação de pessoal para a realização do novo Censo brasileiro. Somente para Fernandópolis são 73 vagas. No País, são 204.307 vagas temporárias disponíveis.

Das 73 vagas para Fernandópolis, 66 são para o cargo de recenseador, que exige ensino fundamental completo. Para estes profissionais, a remuneração é por produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos. Outras 7 vagas são para agente censitário municipal (1), cujo salário é de R$ 2,1 mil, e agente censitário supervisor (6) com salário de R$ 1,7 mil. Os dois cargos exigem ensino médio completo.

A contratação é para a realização do Censo 2021, adiado do ano passado por conta da pandemia do coronavírus. O trabalho de campo começa em 1º de agosto.

As pessoas que serão contratadas como recenseadoras vão ter uma carga horária semanal de trabalho de 40 horas, incluindo trabalho na zona rural. Antes de ir para as ruas, os agentes vão passar por processo de capacitação virtual e presencial. A etapa presencial do treinamento terá a duração total de cinco dias, com carga horária de oito horas diárias para todos os candidatos. Também haverá instruções de como os agentes devem fazer as abordagens nas residências, levando em conta a prevenção contra a Covid, situação que não acontecia nos censos anteriores.

A direção do IBGE garante que todos os funcionários vão receber equipamentos de proteção para evitar a contaminação, como um kit com máscara, face shield e álcool em gel. Os agentes censitários receberão instruções inclusive sobre o distanciamento dos entrevistados. A estimativa do prazo de trabalho de coleta de dados é de três meses, de agosto a outubro deste ano. Em novembro está prevista a divulgação do total da população de cada cidade.

Este dado é importante para cálculo da verba que cada prefeitura tem direito no Fundo de Participação dos Municípios, repassada pelo governo federal.

As inscrições estarão abertas a partir de terça-feira, 23, site do Cebraspe. A previsão é de que as provas objetivas sejam aplicadas presencialmente em 18 de abril para o cargo de agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Já para a função de recenseador, as provas presenciais devem ocorrer no dia 25 de abril. Todas as provas serão realizadas seguindo os protocolos sanitários de prevenção da Covid-19. Há isenção de taxa para candidatos membros de família de baixa renda, inscritos no CadÚnico ou doadores de medula óssea.