Como CIDADÃOnet havia antecipado no último final de semana (veja aqui), apesar da Câmara ter aprovado emenda flexibilizando a Lei Orgânica, a tendência era manter a data original,para a posse dos eleitos (prefeito, vice-prefeito e vereadores) em 1º de janeiro.
A decisão foi confirmada nesta sexta-feira, 13, em nota divulgada pela assessoria de imprensa do legislativo: a posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em Fernandópolis será no dia 1º janeiro de 2025, às 10 horas, na sede do Palácio 22 de Maio “Prefeito Edison Rolim”.
Foram duas mudanças na Lei Orgânica sobre a data da posse dos eleitos. Em 2020, em meio a pandemia, foi aprovada a autorização para a realização da sessão de posse no dia anterior (dia 31 de dezembro). Este ano, em decisão recente, a LOM recebeu outra alteração, prevendo a possibilidade de flexibilização da data para a referida cerimônia, o tradicional dia 1º de janeiro foi o escolhido para a realização da cerimônia de posse dos eleitos de Fernandópolis, que poderia ocorrer entre 26 e 31 de dezembro. Mas, não havia segurança jurídica na antecipação, o que levou a manter a posse para 1º de janeiro.
Além da posse do prefeito eleito João Paulo Cantarella e do vice-prefeito eleito Marcos Mazeti, estarão na sessão de posse também os vereadores eleitos: Afonso Luis Pessutto de Souza, André Della Rovere Pinato, Carlos Antônio de Jesus Cabral, Daniel de Domênicis, Daniel Tridico Arroio, Étore José Baroni, Gabriel Henrique Queiroz de Faria, Janaina Andrade Alves, Jeferson Leandro de Paiva, Julio Cesar de Oliveira Cebin, Lucas Biazotto Ferreira, Ricardo Ribeiro Pedroso, Rosana Maria dos Santos Arouca Poço.
A sessão de posse será conduzida pelo vereador eleito Carlos Antônio de Jesus Cabral, por ter sido ele o vereador que recebeu o maior número de votos, atendendo ao disposto no art. 5º do Regimento Interno da Câmara de Fernandópolis. Logo após a sessão solene de posse dos eleitos haverá eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026.