Saúde

Confirmado primeiro caso de coronavírus em Fernandópolis



Confirmado primeiro caso de coronavírus em Fernandópolis

O Comitê Epidemiológico instalado em Fernandópolis foi comunicado na tarde desta quarta-feira, 25, sobre o resultado positivo de exame para coronavírus realizado no Laboratório Paulista. O paciente tem 55 anos, sexo masculino e já cumpria quarentena em sua residência, mas que agora passará por acompanhamento de autoridades de saúde do município. Ele apresentou os sintomas após retornar de uma viagem que havia feito para São Paulo.

O resultado não surpreende as autoridades de Saúde do município. No domingo, durante uma transmissão ao vivo, ao lado do prefeito André Pessuto, o médico infectologista Márcio Gaggini  já antecipava que o vírus circulava na cidade. “Temos situações de pessoas que tiveram contato com casos positivos e já estão desenvolvendo síndrome gripal. Então, com certeza, o vírus está em Fernandópolis. Ninguém aqui está pensando que não teremos casos de coronavírus. Nós vamos ter, isso é uma realidade, o que queremos é que não tenhamos muitos casos de forma repentina e que não tenhamos condição de tratar esses pacientes de forma adequada. Eu, como médico, não quero chegar a situação da Itália de escolher quem vou colocar no ventilador mecânico e quem vou deixar morrer. Quero que todos vivam. E se não tomarmos essas atitudes, chegará um momento que teremos que fazer essa escolha”, disse o médico na transmissão. 

A Prefeitura de Fernandópolis confirmou a informação do primeiro teste positivo de contaminação por conoravírus, mas ressaltou que a Secretaria Municipal de Saúde vai encaminhar o caso para o Instituto Adolfo Lutz visando a realização da contraprova, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.

Prefeitura Municipal de Fernandópolis