Esporte

Congresso técnico oficializa início da Copinha em Fernandópolis



Congresso técnico oficializa início da Copinha em Fernandópolis

O congresso técnico realizado na noite desta terça-feira, 2, no Serata Hotel, oficializou o início da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mais conhecida como Copinha, em Fernandópolis, sua mais nova sede. O evento recebeu dirigentes e jogadores FFC – Fernandópolis Futebol Clube -, Guarani/SP, Madureira/RJ e Criciúma/SC, equipes que disputarão o campeonato na cidade a partir de hoje. 
O congresso técnico tinha como objetivo definir os últimos detalhes da competição, bem como verificar a documentação de cada atleta que irá atuar nos jogos. A partida de estreia do campeonato em Fernandópolis será às 15h, com o jogo FFC X Madureira, no estádio Claudio Rodante. 
A Copa São Paulo de Futebol Júnior - principal torneio de base do país - chega a sua 49ª edição em 2018 e mais uma vez terá um recorde de times na primeira fase: 128. São mais de 3 mil atletas, sendo que só em Fernandópolis, pelo menos 60 deles estão hospedados desde o início da semana em hotéis da cidade. 
Na manhã de ontem o time de Fernandópolis fez o último treino para a estreia. Segundo o técnico da equipe, Edson José de Carvalho, Pezinho, os jogadores estão preparados e um trabalho psicológico para conter a emoção dos atletas foi realizado. 
 “Fizemos um recreativo, porque o trabalho mais duro já foi feito. Agora vamos ver se o preparo realizado até o momento será suficiente para vencer a primeira partida. Além do preparo físico que eles precisam ter, a questão emocional também é muito importante. A estreia na competição traz uma série de pensamentos, por isso conversamos bastantes para que eles estejam preparados para este momento”, destacou o treinador. 
AS FASES 
Para ser campeão da Copinha 2018, um time terá que passar por sete fases ou seja nove jogos, sendo seis de mata-mata em um período curto de 23 dias. Na primeira fase, as 128 equipes foram divididas em 32 grupos, com sedes diferentes. Os quatro times de cada chave jogarão entre si, em turno único, classificando-se para a segunda fase os dois clubes que tiverem o maior número de pontos ganhos em cada grupo.  
Nas seis próximas fases - segunda fase, terceira fase, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final - os times se enfrentam em mata-mata, em apenas uma partida. A única curiosidade é que na terceira fase irão avançar os 15 vencedores e o &39;melhor&39; perdedor que tenha a melhor campanha, totalizando 16 classificados para as oitavas de final, ou seja um time praticamente eliminado pode ser campeão do torneio.
Em caso de empate nas fases de mata-mata e entre os segundos colocados de cada grupo na primeira fase, serão critérios de desempate (nessa sequência): mais vitórias, melhor saldo de gols, mais gols pró, menos cartões vermelhos, menos cartões amarelos, confronto direto - em caso de empate entre apenas dois clubes - e por fim, sorteio. Ou seja, para um clube se sagrar campeão da 49ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior terá que ralar muito.